terça-feira, 9 de julho de 2013

DUO SANTORO LANÇA CD NA SÉRIE “CHÁ MUSICAL”

Formado pelos irmãos gêmeos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, o Duo Santoro já expôs seu virtuosismo em cerca de 20 discos de música erudita e/ou popular. Contudo, nunca havia gravado seu próprio disco. Seu primeiro CD em 23 anos de carreira, Bem brasileiro, vai ser lançado quinta, 11 de julho, 17h, na série “Chá Musical”, como parte da programação do Festival da Dell’Arte.

Com direção artística do contrabaixista Sandrino Santoro, pai dos gêmeos e seu primeiro professor, o disco reúne obras de compositores brasileiros do século 20 e contemporâneos, formando um mosaico de ritmos e sensações no qual fica impresso o talento dos irmãos no violoncelo.

Do repertório do CD, o Duo Santoro apresentará no Festival O Trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos), em interessante adaptação para dois cellos feita pelo próprio duo; Cantiga e desafio (do carioca João Guilherme Ripper); A 7° Folha do Diário de um Saci, (Edmundo Villani-Côrtes), inspirada no folclore brasileiro e carregada no sotaque nordestino. Do argentino José Alberto Kaplan, a homenagem a Ernesto Nazareth, na obra Nazareteando, composta especialmente para o Duo Santoro, que a interpreta com alegria e ginga. Os irmãos gravaram ainda outras peças escritas para suas cordas. Em três movimentos, a obra Duo, do mineiro radicado no Rio de Janeiro Alexandre Schubert, é interpretada com densidade e vigor. Bem brasileiro foi produzido pelo compositor Sergio Roberto de Oliveira, que compôs Bis, em 2012 especialmente para o álbum.

E, para completar o programa, Chiquinha Gonzaga com Lua Branca/Gaucho e Nazareth com Brejeiro.

Paulo e Ricardo Santoro são naturais do Rio de Janeiro e ambos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário