terça-feira, 30 de julho de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU PREPARA PROGRAMAÇÃO DE VOLTA ÀS AULAS

Nos mês de volta às aulas, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) preparou uma programação com contações de história e oficinas. Há ainda atividades em homenagem ao Dia dos Pais.

Nos dias 06 e 07, às 14h30, acontece contação do livro “Adivinha quanto eu te amo”, de Sam McBratney, seguida de exploração do acervo da biblioteca. A obra apresenta a história de um pequeno garoto-coelho que se esforça para mostrar o tamanho de uma coisa que não se pode medir – o amor pelo pai. A cada página do livro, os dois inventam inúmeras formas de demonstrar o amor de pai e filho, em uma encantadora história infantil.

Também relacionado ao Dia dos Pais, o livro “Meu pai é o máximo”, de Ana Claudia Ramos, será explorado no dia 08, a partir das 14h30, com leitura e oficina criativa. A obra traz uma história de exaltação da figura paterna. Trata-se da demonstração da capacidade inventiva de um pai que sempre estimulou a filha – nascida cega – a se desenvolver em todos os aspectos, fazendo com que sua deficiência não se tornasse um problema, mas apenas uma forma diferente de enxergar o mundo.

Em 13 e 14 de agosto, as crianças conhecerão a obra “Bagunça e Arrumação”, de Marilia Pirillo. Na história, as personagens Bagunça e Arrumação são muito diferentes: uma gosta de tudo misturado, a outra prefere tudo organizado. Por causa disso, às vezes, as coisas acabam em confusão e cada uma vai para um lado. Mas isso nunca dura muito tempo e logo elas voltam a brincar. A atividade, que tem início às 14h30, será seguida de exploração do acervo da Rocambole.


A contação do livro “Tio Lobo”, de Xosé Ballesteros, acontece no dia 15, a partir das 14h30, seguida de oficina criativa. A história fala sobre uma menina muito gulosa, que se arrisca a enganar o Tio Lobo. Inspirado nos contos tradicionais que alertam as crianças sobre os perigos da desobediência e da mentira, o livro revela que esse tipo de história também pode ser divertida.

“A história do leão que não sabia escrever”, de Martin Baltscheit, será o livro apresentado nos dias 20 e 21, às 14h30. A obra fala sobre um leão que queria escrever uma carta para uma linda leoa, mas não sabia escrever. Então, ele pede ajuda a seus amigos da floresta. Após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo da biblioteca infantil.


Na atividade seguinte, no dia 22, às 14h30, os participantes conhecerão a história de “Amigos da onça”, de Ernani Ssó. O autor reúne várias narrativas do folclore popular, cujos protagonistas são o macaco e a onça. As histórias são escritas numa cadência própria da oralidade, como se estivessem sendo contadas ao pé de uma fogueira, em noite de inverno. A contação será seguida de oficina criativa baseada na obra.


Nos dias 27 e 28, a partir das 14h30, haverá contação do livro “Olivia”, de Ian Falconer, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Rocambole. A narrativa concentra-se na descrição dos hábitos de Olivia e sua família. Mostra como é o cotidiano dessa simpática e agitada porquinha, que gosta de ir à praia e ao museu, e fica feliz quando, antes de dormir, sua mãe lê para ela.

A última atividade será no dia 29, com início às 14h30, e será composta de contação do livro “O menino que acordou o rio”, de Claudia Lins, e oficina criativa. A obra narra a história de uma sereia que vivia solitária no fundo do rio, até que um dia um menino, abandonado num barquinho de madeira, foi achado por ela. Desde esse dia, nunca mais a vida dela foi a mesma, nem a do povoado onde ficava o rio.


Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário