terça-feira, 30 de julho de 2013

SEM IDADE PARA BENEFICIAR A SAÚDE: IDOSOS CORREM ATRÁS DOS BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS

O cenário atual das academias está mudando. Buscando vitalidade e longevidade, os idosos encontram no esporte um grande aliado para deixar a saúde em dia e prevenir os problemas da idade

“A terceira idade está invadindo a piscina e as salas de musculação”, brincou o coordenador e professor da Acqua Sports, Thiago Martins. “Eles só tem a ganhar com a iniciativa. Está provado que os exercícios regulares, por prevenirem e controlarem patologias e melhorarem a capacidade funcional, promovem um aumento significativo na expectativa de vida e, o que é muito importante para a qualidade de vida. Este é o melhor remédio para os idosos” , explicou o professor.

A aposentada Amélia Oliveira, 92 anos, entrou na Acqua há 7 anos e vem sentindo os benefícios dos exercícios desde então. “Não sou mais moça, mas ainda gosto de cuidar da minha aparência.”, comentou animada, logo após uma aula de hidroginástica. “Vim para academia por indicações médicas, mas acabei tomando gosto pela água e a piscina, e o modo como fico bem melhor e mais viva toda semana”, completou a aluna.

Praticando hidroginástica durante duas vezes na semana, por 1h completa, Amélia começou a sentir mudanças no seu dia a dia logo nos primeiros meses. “No começo era mais difícil, mas logo peguei o jeito e comecei a me sentir melhor nas tarefas de casa, e vi que minha saúde estava se tornando bem melhor.”, disse a aluna, que hoje já não se imagina longe dos esportes. “Faça chuva ou sol, eu peço para o meu filho me trazer e venho com um sorriso no rosto”.

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é perda de força e a queda, que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, e anormalidades do passo. Os exercícios físicos contribuem na prevenção desses problemas, além de garantir outros ganhos: “Os benefícios para terceira idade são ótimos: há ganho de força, equilíbrio e flexibilidade, que proporcionam uma melhora funcional, ou seja, mais autonomia nas atividades cotidianas como subir e descer escadas, dirigir e carregar objetos, por exemplo”, explica Martins. “Está comprovado também a melhora nas funções cerebrais, e outro fator importante é a socialização. Atividades em grupo favorecem as relações interpessoais, novas amizades e aumento da autoestima.”, reforçou o professor, indicando que se feito com cautela e sob orientação, só haverá ganhos com as atividades físicas.

Outro exemplo bom exemplo de disciplina às atividades físicas é Eny Moreira. Aos 69 anos, Eny luta MMA, nada 3km e sempre que pode participa de competições de corrida na capital carioca. “Temos que continuar na ativa. Independente da idade, não podemos parar”, disse divertidamente a aluna-atleta, que é um exemplo para a nova e antiga geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário