É no Restaurante Don Bistrô de Itaipava que o público poderá apreciar uma raridade: o realejo do francês Pascal Maurice Kahan em apresentação única no Festival de Inverno da Dell’Arte, no dia 18 de julho, a partir das 20h. E, paracada casal que jantar, ganhará uma garrafa de vinho Chateau Vieux Manoir Bordeaux.
O show, intitulado “Sob o céu de Paris”, é composto pelo repertório das canções populares Francesas mais conhecidas do século passado, com o charme e a nostalgia do realejo das ruas de Paris, que nos encanta a todos.
Pascal Maurice Kahan é francês e mora no Brasil desde de 2005. Antes de aqui chegar morou no Canadá, onde fez parte de várias bandas de música. Ele nos conta: “Há três anos atrás redescobri, com muita saudade, o realejo da minha infância”. Ele morava em Aix-les-Bains, pequena cidade termal nos alpes franceses, perto da Suiça.
L’orgue de barbarie – era assim que o realejo era chamado – é um instrumento de música mecânica, cujo som é emitido à base do vento. Existe desde o século XVII e vem da família dos órgãos. Porém, sempre associado aos cantores das ruas, era considerado menos “nobre” do que aquele instrumento das igrejas.
É hoje um patrimônio em extinção na França e Europa. Ouvir Pascal em Itaipava é um privilégio.
1. NINI PEAU DE CHIEN
2. FROU FROU
3. SOUS LES PONTS DE PARIS
4. RIQUITA
5. LE DOUX CABOULOT
6. MAUVAIS GARÇON
7. TEL QU´IL EST
8. LA JAVA BLEUE
9. DÉDÉ DE MONTMART
10. LA ROMANCE DE PARIS
11. MOM AMANT DE ST. JEAN
12. MOM MANEGE Á MOI
14. COIN DEE RUE
15. LES AMANT D’UM JOUR
16. L’HYMME Á L’AMOUR
17. NON JE NE REGRETTE RIEN
18. ACCORDÉON
A primeira parte do show é de canções populares francesas, de 1889 a 1939. A segunda parte é de canções de amor e uma homenagem ao realejo, ao acordeon e também a cantora Edith Piaf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário