quarta-feira, 17 de julho de 2013

PEREGRINOS CONHECEM A CULTURA DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS

Peregrinos de diferentes países estão conhecendo um pouco mais sobre a cultura, a vida diária e a espiritualidade da Diocese de Petrópolis. Nesta quarta-feira, logo pela manhã tiveram início as atividades nas paróquias, com o momento de oração e, em seguida, cada decanato segue uma programação específica. A vivência com a população diocesana tem animado os peregrinos, como conta Padre Carlos Pontes, brasileiro que está há sete anos como missionário na França e que acompanha um grupo de jovens franceses que foram acolhidos pela Catedral São Pedro de Alcântara. “Eles me dizem que é muito bonito, que os brasileiros são acolhedores, que tinham vontade de morar aqui. A gente sente a vibração deles e vê que está tendo valor espiritual e humano”, afirma.

No decanato São Pedro de Alcântara, os peregrinos de todas as paróquias realizam, hoje, um passeio pelos pontos turísticos de Petrópolis. Eles estão conhecendo a Catedral, o Museu Imperial, a Rua Teresa, o Trono de Fátima e o Palácio de Cristal. Este passeio atende aos anseios dos estrangeiros de conhecer um pouco mais da cultura local. “Já na preparação lá na França, os jovens estavam com uma expectativa muito grande para conhecer o Brasil, que é um grande ponto de interesse político, cultural. Tomamos mais de um ano de organização e foi muito forte porque sentíamos neles a expectativa por vir, víamos isso nos trabalhos que tiveram para estar aqui”, conta Pe. Carlos Pontes.

Peregrino mineiro

Além dos estrangeiros, alguns peregrinos do Brasil resolveram passar a Semana Missionária na Diocese de Petrópolis. Esse é o caso do jovem Igor Castro, de Governador Valadares, Minas Gerais. O primeiro contato dele com a Cidade Imperial foi quando veio prestar vestibular. Segundo Igor, em uma visita à Catedral, conheceu uma senhora com quem manteve contato por telefone. Após ser convidado por ela para passar a Semana Missionária, partilhou com seus pais o desejo de vir para cá. “Minha família se sentiu segura, eu senti no coração que devia vir e agora estou aqui”, lembra.

Para Igor, a experiência com os jovens estrangeiros está sendo algo muito especial em sua vida. “Está sendo muito bom, harmonioso. É uma experiência única. Eu penso o seguinte: se na Semana Missionária já está esse calor, essa sensação boa, na Jornada não vou conseguir me conter. Vai ser só alegria”, expressa.

Bispo venezuelano realiza missa em Magé

Em uma belíssima Missa, presidida por Dom Fernando, bispo venezuelano, teve inicio a Semana Missionária na Paróquia de Magé. Com a presença dos peregrinos venezuelanos e guatemaltecos, Dom Fernando ressaltou em sua homilia que todos devem seguir Jesus Cristo, contando sempre com a ajuda da Virgem Maria.

“Para sermos outro Cristo, para estarmos preparados para ser outro Cristo e atender aos anseios do coração de Deus, devemos nos confiar a Maria, celebrada em festa no dia de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou Dom Fernando.

O bispo ressaltou ainda que com o inicio da Semana Missionária, “começamos o caminho concreto para a Jornada Mundial da Juventude. Começamos a crescer e a escutar o que o nosso Senhor nos tem a dizer! E Cristo hoje nos responde uma antiga pergunta: Quem são meus pais e quem são meus irmãos? Aqueles que amam a Cruz!".

Ao final da Santa Missa, houve uma linda manifestação da alegria dos jovens peregrinos, cantando e dançando, mostrando a todos a sua cultura e sua fé, mostrando a grande felicidade na expectativa para o encontro com o Papa Francisco. Mais informações www.semanamissionariapet.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário