quinta-feira, 25 de julho de 2013

OBRAS DO MUSEU IMPERIAL SÃO DESTAQUE EM EXPOSIÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL

Pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos pertencentes ao acervo do Museu Imperial poderão ser apreciados em Brasília a partir do dia 07 de agosto. As peças, num total de 54, integram a exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823”.

A mostra é resultado do trabalho conjunto entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em parceria com o Museu Imperial, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura.

Na exposição, o público terá a oportunidade de conhecer peças emblemáticas do Império brasileiro e da formação do Estado nacional. Entre elas, estão a mesa na qual se reuniu a Assembleia Constituinte de 1823; a pintura Juramento da princesa d. Isabel, de autoria de Vitor Meirelles e datada de 1875; o busto de bronze Bonifácio de Andrada, executado por Marc Ferrez; o brasão de Armas do Império confeccionado com penas de aves; a carta de d. Pedro I a d. João VI, rompendo definitivamente os laços com Portugal; e a Carta de Abdicação de d. Pedro I ao trono do Brasil em favor de seu filho, d. Pedro de Alcântara, futuro d. Pedro II.

Por outro lado, também estarão expostas peças de uso cotidiano, como paliteiros de prata e peças de serviços de jantar. Também chamam a atenção as correspondências de membros da família imperial e autoridades, nas quais, além de assuntos de Estado, também são abordados temas de cunho mais íntimo. Um exemplo é a carta que d. Pedro II, aos cinco anos de idade, escreveu ao pai cinco dias após sua partida para Portugal.

A disposição do material sobre os 190 anos do Poder Legislativo no Brasil é dividida em cinco módulos temáticos. No primeiro, “A Transferência da Corte Portuguesa para a América”, são abordados os antecedentes históricos da formação da nacionalidade, com a transferência da família real portuguesa para o Brasil. No Módulo 2, “O Processo da Independência do Brasil”, os visitantes conhecerão os principais fatos que levaram à emancipação política do Brasil.

O terceiro módulo “A Formação do Estado Nacional – O Papel do legislativo” mostra a formação do Estado nacional monárquico, com destaque para a instalação da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império, em 1823. O Módulo 4, “A Consolidação do Império no Brasil”, trata do processo de fortalecimento da monarquia brasileira, abordando desde a maioridade de d. Pedro II à regência de sua filha, a princesa d. Isabel. Já o quinto e último módulo, “Os Símbolos da Ordem Monárquica”, apresenta o regime monárquico e sua simbologia com objetos que revelam o interesse no processo de sua legitimação perante a sociedade.

A exposição, gratuita e com censura livre, ficará em cartaz no Salão Negro do Congresso Nacional até 20 de outubro de 2013. Escolas e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas com os educadores do Serviço Educativo pelo telefone 0800 619 619 ou pelo e-mail exposicoes@camara.leg.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário