quarta-feira, 17 de julho de 2013

LÊS PETIT CHANTEURS DE BORDEUX EXCLUSIVAMENTE PARA PETRÓPOLIS

Pela primeira vez, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus participa da programação do 13º. Festival de Inverno da Dell’Arte com o coral francês Lês Petit Chanteurs de Bordeux (Os mennios Cantores de Bordeaux) no dia 20 de julho, a partir das 20h.

O coral nasceu no Colégio Marianista Sainte Marie Grand Lebrun, em Bordeaux, no ano de 1875, e, em 1948 passou a se chamar Les petits Chanteurs à la Croix d’Azur (Pequenos Cantores da Cruz Azul).

O grande escritor François Mauriac figurou entre os seus coralistas mais famosos. Em 1971, o coral foi a base para a fundação da Capela Musical de Bordeaux, à qual em 2004 veio se somar o “Coral das Meninas de Bordeaux”. Em 1989, recebe o nome atual de “Pequenos Cantores de Bordeaux” passando a receber meninos de toda a cidade. Em setembro de 2009 foi aberta uma extensão no colégio Sainte Marie Grand Lebrun na qual os alunos, a partir do segundo ano, estudam três horas de música por semana, além dos horários de ensaio. Nestas aulas aprendem solfejo, história da música, canto, análise, etc, preparando-se assim para a vida de coralistas e músicos.

Os pequenos cantores de Bordeaux fazem regularmente concertos na cidade e na região, além de já terem feito muitas tournê em países europeus. Cantam também nas missas e celebrações da Catedral, e em casamentos. Os Pequenos Cantores de Bordeaux querem manter na Aquitânia (Região francesa cuja capital é Bordeaux) a tradição dos Corais de meninos das Catedrais, formação rara em nossos dias, mas que foi o berço da música ocidental, à frente das grandes Catedrais e Mosteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário