segunda-feira, 22 de julho de 2013

SEMANA MISSIONÁRIA NA DIOCESE DE PETRÓPOLIS É ENCERRADA COM SHOW NO PARQUE MUNICIPAL DE ITAIPAVA

O último dia da Semana Missionária Diocesana, promovido pela Diocese de Petrópolis, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, reuniu cerca de 40 mil pessoas, que passaram durante todo domingo, dia 21 de julho, no Parque Municipal de Itaipava. O Bispo Diocese, Dom Gregório Paixão presidiu a missa de encerramento com a participação de cerca de 20 bispos, padres e religiosos estrangeiros, os jovens peregrinos e toda juventude diocesana, além das famílias acolhedoras, formando um público de 20 mil pessoas na hora da celebração.

O encontro em Itaipava contou com a presença presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Cardeal Stanisław Ryłko Nat. Ele estava em visita à Petrópolis e ao tomar conhecimento do encerramento da Semana Missionária, decidiu fazer uma visita, cumprimento os bispos participantes da missa e sendo saudado por Dom Gregório Paixão.

Ao se despedir dos jovens peregrinos, Dom Gregório Paixão afirmou que agora eles tinham uma casa no Brasil e que esta “casa é a Diocese de Petrópolis”. O bispo falou da importância desta semana e como as famílias falavam sobre a experiência que viveram ao longo de uma semana e contou uma conversa que teve com uma senhora, que apenas sabendo uma única palavra em inglês, conseguiu se comunicar com os jovens que acolheu, falando a linguagem do amor.

O evento no Parque Municipal de Itaipava teve inicio por volta das 8h30, quando começaram chegar os peregrinos e a juventude diocesana. Ao longo do dia, os jovens participaram de catequese nas tendas em francês, inglês, espanhol e italiano e foram ministradas pelos bispos destes países, como a italiana que contou com a presença do ex-bispo da Diocese, Dom Filippo Santoro.

Além das tendas, os jovens participaram de oficinas e puderem visitar exposição de trabalhos desenvolvidos na Diocese e na cidade de Petrópolis, como a Comunidade Jesus Menino. O evento contou ainda com show da banda da Diocese Frutos de Medjugorje, o cantor católico Migueli, o Padre Fábio de Mello e o grande show e louvor da noite, Martin Valverde.

Por toda Diocese de Petrópolis foram muitas as manifestações de carinho, alegria e tristeza pela partida dos peregrinos na manhã de hoje (dia 22/07), principalmente no domingo pela manhã, quando os chilenos deixaram a Diocese para o Rio de Janeiro. “Pena que os chilenos não participam com a gente do encerramento, mas a convivência foi muito boa. Depois desta experiência tenho uma certeza, vou participar da próxima jornada mundial seja onde for”, afirmou Flaviana, jovem da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que ajudou recepção dos jovens, na comissão de comunicação e tradução.

O Padre Francisco Llanca, vigário da Esperanza Joven Arzobispado de Santiago e delegado do Chile para Jornada Mundial da Juventude (JMJ) agradeceu toda acolhida feita aos chilenos pelas famílias acolhedoras, frisando que esta troca de experiência foi importante para os chilenos e também para os brasileiros. Segundo ele, a convivência durante uma semana entre a Igreja do Chile e a Diocese de Petrópolis estreitou os laços, tornando uma só Igreja.

“É um tempo maravilhoso de muita proximidade e acolhida para as famílias, somos muito gratos à Petrópolis que nos recebeu com grande amor. O encontro com Jesus cristo, que podemos compartilhar a alegria da fé no senhor e podemos compartilhar com outros irmãos de outros países e descobrir a forte raiz de fé que há no povo brasileiro. Ajuda muitos jovens a aumentar a sua fé. O que significa também dar um testemunho desse amor a outras pessoas” afirmou o Padre Francisco Llanca.

Ele agradeceu a Diocese de Petrópolis e da reitoria da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), por ter disponibilizado um espaço na Universidade para que pudessem coordenar os mais de 800 hospedados na Diocese e ainda cerca de 3.600 mil chilenos vindos para JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário