quarta-feira, 24 de julho de 2013

CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA PARTICIPA DA SEMANA DA CULTURA JAPONESA

A Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) irá receber diversos eventos da Semana da Cultura Japonesa, que acontece entre os dias 03 e 09 de agosto. Durante a semana, serão realizadas palestras, oficinas e demonstrações das mais variadas áreas da cultura japonesa, como culinária e vestuário, além de homenagens e premiações.

É a segunda vez que a Casa de Cláudio de Souza recebe eventos ligados à cultura do Japão; a primeira foi em 2012, quando participou do Bunka-Sai – Festival da Cultura Japonesa. O titular da casa, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, era um grande admirador dessa cultura. Sua viagem ao país o encantou tanto que ele a narrou no livro "Impressões do Japão”. Foi ainda fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.

A programação na Casa começa no sábado, 03, quando o Cônsul Geral do Consulado do Japão no Rio de Janeiro irá discursar e entregar o diploma de honra ao mérito à Associação Nikkei de Petrópolis. Logo após, a palestra “Alimentação é Cultura”, com Aymê Magno da Silva, irá apresentar pesquisa sobre alimentação do Japão no Brasil, acompanhada de demonstração de culinária de comida japonesa e louças para comida típica do Japão, entre outros elementos. Às 17h, Jéssica Nunes Belchior, da Fundação Mokichi Okada, apresenta a Palestra “Alimentação e Saúde”.

No dia 05, segunda-feira, às 19h, José Carlos Seabra da Silva irá realizar oficina de Kirigami, arte japonesa de produzir trabalhos decorativos através de dobras e corte de papel em diversas formas.

Na terça-feira, 06, às 14h, haverá lançamento de livro de Mangá, seguido de oficina realizada por Luis Henrique Raia Vila Nova. Alunos do Curso Prático de Desenho trazem ilustrações, criações e revistas em quadrinhos. O Mangá, quadrinhos e ilustrações japonesas, tem com principal característica os olhos, que carregam todo o sentimento e fortes expressões.

A partir das 19h30 do dia 08, quinta-feira, José Carlos Seabra da Silva será o responsável pela Apresentação e Demonstração de Kimono, roupa tradicional do Japão. Logo após, junto a Kathia Yukie Yamamoto, será realizada demonstração de técnica de embrulho Furoshiki, feito de um tecido quadrado, utilizado para embrulhar, carregar e armazenar objetos de várias formas e tamanhos.

Encerrando a semana, no dia 09, sexta feira, às 19h30, haverá premiação de concurso de Haikai destinado a alunos da rede pública de ensino, com o tema “A influência das estações do ano nas paisagens petropolitanas”. O Haikai, tipo de poema originário do Japão, também será tema de palestra com Ataualpa Antonio Pereira Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação. Após a palestra, acontecerá apresentação da Orquestra Suzuki, do Centro de Artes Suzuki, regida por Fátima do Brasil e Celina A. Vettore Maydana.

Além das atividades na Casa de Cláudio de Souza, a Semana a Cultura Japonesa acontece também na Universidade Católica de Petrópolis. No dia 09, das 9h às 12h, acontecerá palestra e debate no Salão Nobre da universidade com os temas: “História da imigração japonesa no Brasil”, com Davi Leal de Almeida (professor da UERJ) e Jeronymo Ferreira Alves Netto (professor da UCP), e “Bolsa de estudo no Japão”, com Ai Takei (Consulado Geral do Japão no Rio), José Marcos Domingues (professor da UERJ e da UCP) e ex-bolsistas do Japão.

A promoção da Semana da Cultura Japonesa é da Associação Nikkei de Petrópolis e do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, com apoio do Museu Imperial (Casa Cláudio de Souza), Academia Petropolitana de Educação, Academia Petropolitana de Poesia, Universidade Católica de Petrópolis, Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro e Centro de Estudos de Jovens e Adultos de Petrópolis (CEJA-P).

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário