segunda-feira, 15 de julho de 2013

CTO INVESTE EM EQUIPAMENTOS PARA AGILIZAR ATENDIMENTO EM RADIOTERAPIA

Simulador Picker se encontra em fase de instalação e vai beneficiar cerca de 70 pacientes por mês

Dentre os projetos previstos para 2013 no CTO - Centro de Terapia Oncológica, está à modernização dos equipamentos, com investimentos em alta tecnologia para aumentar as chances de cura nos pacientes portadores de câncer, destruindo o tumor e reduzindo os efeitos colaterais aos tecidos normais.

Mantendo esse objetivo, o CTO adquiriu mais um equipamento: o Simulador Picker, que é uma excelente opção para os serviços que possuem grande demanda de tratamentos radioterápicos, possibilitando aumentar o número de atendimentos e melhorar o controle de qualidade. Os serviços de radioterapia que não possuem um Simulador fazem o planejamento no mesmo equipamento utilizado no tratamento, o que toma muito mais tempo.

“A aquisição vai reduzir a utilização do acelerador linear para tal finalidade, liberando-o para tratar um numero maior de pacientes. Por exemplo: o tempo usado para simular um paciente é de 25 minutos. Neste tempo é possível tratar três novos pacientes e a simulação ser feita no Simulador”, explica Dr. Carlos Eduardo Almeida, físico-médico e sócio da Radioterapia do CTO.

O tratamento com radiação pressupõe uma localização geográfica detalhada da zona a tratar. O procedimento relativo ao planejamento geométrico do tratamento (posição, dimensões e incidência dos campos de tratamento) é efetuado através da simulação, usando o próprio acelerador ou um equipamento de raios-X semelhante aos utilizados em sistemas de diagnostico chamado de Simulador.

De acordo com Dr. Carlos Eduardo, “os Simuladores são semelhantes aos equipamentos de tratamento, possuindo um braço rotativo, um sistema de localização, uma mesa de posicionamento e uma ampôla de raios-X idêntica à usada para exames de diagnóstico, permitindo avaliar o posicionamento dos campos de tratamento, relativo à anatomia do paciente”.

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

A morte celular pode acontecer por vários mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução. A resposta dos tecidos às radiações depende da sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada.

Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.

O Simulador é um equipamento que possui as mesmas especificações geométricas que os equipamentos de tratamento, no nosso caso acelerador linear. Seu objetivo é obter as imagens e enviadas ao sistema planejamento computadorizado 2D dos tratamentos dos pacientes de radioterapia. As imagens dos tratamentos em 3D continuarão sendo obtidas através da tomografia computadorizada.

O aparelho aumenta a precisão no momento da localização da área a ser tratada e melhora a qualidade da imagem obtida. Já está em fase de instalação, entrando em funcionamento dentro de quatros semanas. O Simulador Picker vai funcionar nas novas instalações do Setor de Radioterapia do CTO e será operado por físicos e tecnólogos, beneficiando cerca de 70 pacientes que enfrentam o tratamento por mês.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou ainda do site www.ctopetropolis.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário