segunda-feira, 29 de julho de 2013

CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA RECEBE ENCONTRO “POESIA EM SALA DE AULA”

A Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) receberá um encontro sobre “Poesia em sala de aula”, com o escritor Alexandre Brito, autor do livro infantil “Museu Desmiolado”. O evento acontece no dia 07 de agosto, às 14h, com entrada franca, e é destinado a professores.

O encontro tem como objetivo apresentar ferramentas conceituais para um melhor entendimento da poesia, e, na mesma medida, exercitar tais instrumentos na prática a partir da análise de poemas representativos das tradições literárias brasileira e universal.

“Talvez a poesia seja o mais sedutor de todos os gêneros literários. Porém, exatamente o que o torna fascinante o transforma também num objeto tão ambíguo quanto enigmático, criando imensas dificuldades de ser tratado adequadamente dentro de sala de aula. Este embaraço induz o educador ao erro de tratar a poesia como se fosse prosa, a lidar com o poema com a linearidade de uma história ou um conto de fadas. Algumas noções de linguística e das teorias da comunicação podem ajudar com este dilema”, afirma Brito.

Alexandre Brito é escritor, poeta, músico, letrista, editor e produtor cultural. Nascido em Porto Alegre, cursou a faculdade de Filosofia na UFSC, em Florianópolis e estudou Música em Belo Horizonte. Participou de vários movimentos poéticos e integrou grupos culturais de literatura e poesia. Participa de eventos literários, feiras e atividades ligadas ao livro e à leitura em escolas, realizando palestras, participando de debates e ministrando poquet-cursos. Baseado em seus livros, promove oficinas criativas: Oficina Desmiolada, Oficina do Uakti e Oficina Mágica do Circo Mágico.

Publicou seu primeiro livro, “Visagens”, em 1986, e seu primeiro livro infantil, “Circo Mágico”, em 2007. "Circo Mágico" foi selecionado para integrar no ano de 2010 o PNBE-MEC e mais de 60 mil livros foram distribuídos em Bibliotecas Escolares de todo o Brasil. É autor também de “Zeros”, “O fundo do ar e outros poemas”, “Metalíngua”, “Seleta Esperta”, “Museu Desmiolado” e “Uakti: uma lenda Amazônica”. Com “Museu Desmiolado”, integrou a lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano - Crescer 2012 e foi selecionado para o Catálogo Brasileiro para a Feira Internacional do Livro de Bolonha.

Os interessados em participar do encontro “Poesia em sala de aula” podem se inscrever gratuitamente pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-3418.

A Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além de receber eventos culturais, o espaço está aberto à visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário