quinta-feira, 25 de julho de 2013

SESI LEVA COZINHA BRASIL A TRÊS RIOS

Alimentação saudável e barata. Essa é a proposta do Serviço Social da Indústria (SESI) com o programa Cozinha Brasil, que será levado no início do mês que vem a Três Rios. Entre os dias 6 e 8 de agosto uma nutricionista e um cozinheiro do programa estarão na Igreja Metodista (Rua Presidente Vargas, 525, no Centro) oferecendo à população dicas de receitas simples que podem ser preparadas de forma inteligente, sem desperdício. A ideia é aproveitar caule, cascas, folhas e sementes para preparar receitas saborosas e nutritivas.

Os interessados em participar do curso, que se estende por três dias, devem ficar atentos: são 100 vagas, sendo 50 para as aulas no turno da manhã (das 9h às 12h20) e 50 para as aulas à tarde (das 13h40 às 17h). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Igreja Metodista (no local ou pelo telefone (24) 2252-0290). Também é possível se inscrever no SESI Três Rios (na Avenida Enéas Torno, s/nº, Centro ou pelo telefone (24) 2251-8308).

Saiba mais sobre o Cozinha Brasil

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, por volta dos anos 2050, a Terra terá mais quatro bilhões de pessoas, chegando a uma população de 10 bilhões de pessoas. Os números assustam, já que atualmente por volta de 800 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, sofrem de subnutrição crônica ou de má nutrição aguda. Também se chega à avaliação de que, nesse ritmo, seria necessário duplicar a quantidade de alimentos hoje disponíveis.

O lixo domiciliar no Brasil é composto em 60% de comida, o que representa, a cada ano, um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Nesse contexto, o aproveitamento integral do alimento pode ser a saída para contornar o problema. Vale ressaltar também que 20% das famílias brasileiras sobrevivem com apenas meio salário mínimo.

O Sesi, por meio do programa Cozinha Brasil, oferece sua contribuição no sentido de minimizar essa grave situação. O projeto foi delineado a partir do trabalho de nutricionistas da entidade que pesquisaram preços em feiras livres e supermercados, testando receitas. O resultado são livros contendo 100 receitas que estimulam ao aproveitamento integral dos alimentos e aulas práticas de educação alimentar, com vistas a elevar o nível de saúde de populações prioritariamente de baixa renda, promovendo assim uma alimentação de alto valor nutritivo e baixo custo.

Receitas como quiche de casca de abóbora, bolo de casca de banana, esfirra de folhas de couve-flor e rocambole nutritivo (aproveitamento total da berinjela), nasceram assim. Em cozinhas montadas dentro de unidades móveis, ou cozinhas fixas dentro das empresas, nutricionistas do Serviço Social da Indústria estimulam o pleno uso de alimentos disponíveis, orientando quanto à melhor forma de preparo, sob a ótica da nutrição, higiene, cultura, recursos naturais e não desperdício.

Um comentário: