terça-feira, 30 de julho de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE B VAI DURAR O ANO TODO

No último domindo, dia 28, foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e entre as ações desenvolvidas este ano para o combate à doença está a ampliação da faixa etária de vacinação, que agora é de 49 anos. A dose faz parte do Calendário Básico de Vacinação e é aplicada gratuitamente nos postos de saúde o ano todo.

“É importante esclarecer que não existe uma campanha de vacinação contra a hepatite B. Houve uma mudança na faixa etária de vacinação da população determinada pelo Ministério da Saúde. Em 2012 a vacina era aplicada até os 29 anos e agora podemos vacinar pessoas com até 49 anos de idade”, explicou a coordenadora do Setor de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti.

A vacinação contra a Hepatite B é composta de três doses – sendo que a segunda dose é ministrada um mês após a primeira, e a terceira é dada seis meses depois da primeira dose. “Para haver este controle é preciso que a pessoa compareça à sala de vacina com o cartão de vacinação para a checagem de quantas doses já recebeu”, frisou Elisabeth.

A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra as hepatites B e D. A dose também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário