sábado, 13 de julho de 2013

13º FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS NO PALÁCIO AMARELO RECEBE TRIO CAPITU

O Festival de Inverno da Dell’Arte realiza mais um recital no Palácio Amarelo - como é conhecida a Câmara Municipal de Petrópolis. Dessa vez, na segunda, dia 15 de julho, 18h, o Trio Capitu – flauta, oboé e fagote - se apresenta.

A quase inexistência de mulheres nesses instrumentos - fagote e oboé – não assustou o Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato na flauta, Janaína Perrotto no oboé e Débora Nascimento, no fagote. O grupo se conheceu na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde tocam atualmente, e decidiu se dedicar ao repertório de câmera.

Procurando reavivar a combinação desses três instrumentos de sopros, elas percorrem o rico repertório original para esta curiosa formação, fortemente solidificado através do Trio-Sonata barroco. Mas vão além: trazem a sonoridade para os tempos atuais, visitando os novos compositores e criando arranjos especiais que passam pelo nosso choro e MPB, até desembocarem em Piazzolla, Porter ou Bjork.

Débora Nascimento foi aluna do grande Noel Devos e depois de Elione Medeiros, com quem conclui a formação na UNIrio. Faz parte do naipe de fagotes do Teatro Municipal do RJ. Janaína Perrotto começou no oboé com Luis Carlos Justi, que a orientou em seus estudos na UNIrio. Foi da OSB Jovem, quando conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Karlsruhe. É o primeiro oboé solo do Teatro Municipal do RJ e segundo da Orquestra Petrobras Sinfônica. Sofia Ceccato é primeira flautista do Teatro Municipal do RJ. Bacharel no instrumento pela UFRJ, seguiu com bolsa para Alemanha no Young Artists Bayreuth Festival e depois na Universidade de Georgia. É pós-graduada pelo CBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário