sábado, 13 de julho de 2013

GRUPO DE DANÇA SACRA “EXPRESSÃO DE LOUVOR” REPRESENTA PETRÓPOLIS NA JMJ

Levando mensagens de amor, fé e esperança com o grupo de dança sacra Expressão de Louvor, a professora e coreógrafa Roberta Bertelli vai concretizar ainda este mês um grande sonho. O Expressão de Louvor, resultado de um trabalho voluntário de 10 anos da coreógrafa, foi selecionado para se apresentar no maior evento cristão para jovens, a XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco. Doze bailarinos de Petrópolis, com os espetáculos, Livre Arbítrio e O Tempo, divididos em oito coreografias, vão se apresentar nos espaços do Teatro Angel Vianna, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e no Anfiteatro Pão de Açúcar Urca.

As manifestações da dança fazem parte dos intitulados atos culturais do encontro da juventude que vai abranger também concertos de música, espetáculos de teatro, exposições de arte e cinema, em união da oração, meditação e ações com expressões artísticas cristãs. O lema da JMJ é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Segundo Roberta Bertelli, ela ainda aguarda confirmação nos próximos dias de outras apresentações em palco aberto. Até agora estão confirmadas oito apresentações. “É um momento único do nosso grupo de fé, encantamento e agradecimento a Deus. Estaremos disseminando para jovens de inúmeras nacionalidades a religiosidade através da música e da expressão corporal”, afirmou a coreógrafa.

Os espetáculos

Roberta é a diretora dos dois espetáculos, apresentando oito coreografias. Ela explica que Livre Arbítrio vai utilizar a linha de jazz e dança contemporânea mostrando a influência de nossas escolhas na construção da nossa vida e no reflexo que elas também podem ter na vida de outras pessoas. O espetáculo quer mostrar a opção de que sempre podemos voltar e retomar o caminho de busca pela santidade.

Foi com a proposta de mostrar que tudo tem seu tempo e que Deus está no comando do nosso tempo que criamos o espetáculo “O Tempo”, diz a diretora. “Existe tempo de nascer e morrer, tempo de plantar e colher, tempo de chorar e de rir, tempo de guerra e tempo de paz, no entanto, o mais importante é saber esperar em Deus e confiar que ele fará o melhor em nossas vidas”.

Expressão de Louvor

O grupo foi criado há dez anos pela professora e coreógrafa Roberta Bertelli. Ele conta hoje com 45 bailarinas divididas em turmas: infantil, juvenil e adulto. A coreógrafa, em um trabalho voluntário, dedica suas noites ao ensino da dança sacra no salão paroquial da Igreja Sagrada Família, localizada no bairro Sargento Boening.

São inúmeras as premiações do grupo nos mais renomados eventos de dança sacra do país, entre eles o Festival de Dança Sacra de Joinville e o Festival de Dança Halleluya. Promovido pelo Expressão de Louvor, o Festival de Dança Sacra de Petrópolis que completou este ano a sua décima edição reuniu cerca de 500 bailarinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário