quinta-feira, 25 de julho de 2013

A REVISTA DO ANO – O OLIMPO CARIOCA RESGATA O TEATRO DE REVISTA, E CONTA, DE MANEIRA DIVERTIDA, EPISÓDIOS ATUAIS DO BRASIL E DO MUNDO

Comédia será apresentada nesta sexta-feira, 26/07 às 21h no Sesc Quitandinha


O Teatro de Revista não morreu, apenas reencarnou no musical ”A Revista do Ano – O Olimpo Carioca“, que será apresentado dentro da programação do Festival Sesc Rio de Inverno. A comédia tem no elenco a atriz Helga Nemeczyk e Ataide Arcoverde, humorístico Zorra Total da Rede Globo, e o ator Gustavo Wabner, que interpreta o professor René na novela Carrossel, do SBT, além de outros grandes nomes da TV brasileira. O espetáculo acontece nesta sexta-feira, dia 26/07 às 21h no Sesc Quitandinha.


Em meio à crise na Grécia, três “entidades” do Olimpo, os Deuses Hefaísto (Ataide Arcoverde) e Dionísio (Gustavo Wabner) e a musa Mulher Labareda (Helga Nemeczyk), resolvem deixar o Olimpo e vir para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Ao chegarem aqui, eles percebem que a Cidade Maravilhosa não é tão perfeita como imaginavam. Diante de uma profusão de lugares e personagens, Hefaísto se perde de Dionísio e da Mulher Labareda, que reviram a cidade à sua procura.


O trio passará por muitas aventuras e situações inusitadas, percorrendo Copacabana, a Lapa, a Cidade do Samba e outros ícones do Rio. Conhecerá personagens como a “República”, mulher voluntariosa que não gosta de se misturar com o povo, seu marido “Brasil”, homem crédulo e de boa vontade, e seu filho “Rio de Janeiro”, bonito e charmoso, mas malandro e desorganizado.


Também cruzam os seus caminhos o aristocrático, elegante e um tanto conservador “Teatro Municipal”, o idealista, tradicional e identificado com o povo “Teatro Carlos Gomes” e o intelectual e filósofo “Espaço Sesc”, sempre pronto a conceituar tudo ao seu redor. Há espaço até para a sofredora e rejeitada “Perimetral” que, melodramática, vive a jurar vingança aos que querem acabar com ela.


O musical critica desde figuras controvertidas de Brasília até as novelas de televisão atuais, passando por costumes e contradições facilmente reconhecidos pelo brasileiro e em especial pelo carioca. Os personagens (Mosquito da Dengue, Bueiro da Laite, Lei Seca, Micróbio da Gripe, Imprensa, Vovó Copacabana, Miliciano, Cais do Porto, Cidade do Samba, só para citar alguns) são lugares, instituições e símbolos da cidade que, ao revelar seus múltiplos temperamentos, retratam de forma alegre e irreverente um pouco da nossa história.


Este espetáculo resgata o Teatro de Revista, gênero musical e cômico brasileiro no final do Séc. XIX, que comentava os costumes da sociedade e passava em revista os acontecimentos de um determinado período. O espetáculo revive o gênero teatral que brilhou nos palcos do Brasil entre o século XIX e até a metade do XX, revelando nomes como Dercy Gonçalves.


A peça é formada por 14 atores e sete músicos que promovem uma grande festa teatral em homenagem ao Rio de Janeiro atual, e quem assina a dramaturgia e o roteiro musical do espetáculo é a historiadora, dramaturga e crítica teatral, Tânia Brandão.


Em cena estão os atores/cantores Helga Nemeczyk, Gustavo Wabner, Ataide Arcoverde, Aline Carrocino, Ana Velloso, Andrea Bordadagua, Celso Andre, Cilene Guedes, Chris Brasil, Stella Maria Rodrigues, Édio Nunes, Marcelo Capobiango, Milton Filho e Vera Novello, acompanhados por Eduardo Henrique (piano), Pedro Mann (baixo), Carlos Cesar Motta (bateria), Nando Duarte (violão), Firmino (percussão), Ricardo Rente (flauta em dó / sax alto e sax sopano) e Humberto Araújo (flauta em dó / flauta em sol e sax tenor).


Os ingressos custam entre R$8 (associados ao Sesc) e R$30 (inteira). Outras informações estão disponíveis emwww.festivaldeinvernosescrio.com.br 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário