segunda-feira, 15 de julho de 2013

TARUÍRA FAZ RODA DE CHORO NO FESTIVAL SESC RIO DE INVERNO 2013

Show tradicional do sexteto trará novidades no repertório

A programação do Festival Sesc Rio de Inverno 2013 recebe, este ano, toda a versatilidade do chorinho contemporâneo. O grupo Taruíra é a atração deste sábado (20), na Praça Dom Pedro II, a partir das 12h, com mais uma de suas já tradicionais rodas de choro.

O grupo une o gênero ao samba e ao jazz, passando pela bossa nova e pelo baião. Suas variadas facetas se traduzem nas múltiplas linguagens dos ritmos brasileiros e latinos, sempre com arranjos próprios, improvisos e solos cheios de personalidade.

Formado por Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro) e Yuri Garrido (bateria), o Taruíra completou 10 anos em 2012. Músicas de seu primeiro CD, lançado em 2007, e composições próprias presentes em seu DVD “Nas nuvens” – entre elas “A pasta do Carlinhos”, finalista do concurso das rádios públicas do estado do Rio na categoria de melhor música instrumental – farão parte do show.

Homenageando grandes compositores da nossa música – Waldir Azevedo, Ary Barroso, Severino Araújo, Pixinguinha e Moacir Santos, entre outros -, o Taruíra faz uma mistura brasileiríssima, unindo até Luiz Gonzaga a Maurice Ravel em seu “Bolero” e a Beatles em um arranjo único para “Ticket to ride”.

Neste sábado, o grupo trará novidades em seu repertório. O sexteto vai apresentar novos arranjos para as músicas “Diabinho maluco”, de Jacob do Bandolim, e “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, em uma versão que promete colocar o público para dançar.

E não para por aí: no domingo seguinte, dia 28, o Taruíra volta a se apresentar pelo Festival de Inverno do Sesc Rio. Desta vez, a roda de choro acontece em um dos cartões postais de Petrópolis: o gramado do Palácio Quitandinha. O show tem início às 12h, também com entrada gratuita e classificação livre.

Sobre o Festival

A 12ª edição do Festival Sesc Rio de Inverno será realizada entre os dias 13 e 28 de julho de 2013, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Sob o mote “move envolve e compartilha”, o maior evento cultural do estado terá cerca de 200 apresentações. O festival traça um panorama da produção artística brasileira, abrindo espaço para grandes nomes e novos talentos da música, do teatro, da dança, das artes visuais, do cinema e da literatura, além de performances, debates, oficinas e palestras. Grandes nomes do cenário cultural nacional, como Erasmo Carlos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Lenine, Fabio Porchat, Dado Villa-Lobos, Chacal, Ernesto Piccolo, Nando Reis, Martinho da Vila, Maria Clara Gueiros, Diogo Nogueira, Toquinho, Luiz Melodia, Teatro de Anônimo, Maria Rita e Zé Ramalho estão entre as atrações que vão se apresentar no festival.

Um comentário:

  1. Boa Tarde;

    Sou da Praia de Mauá (Magé/RJ) e gostaria estabelecer contato com os responsáveis pelo TARUÍRA, objetivando uma apresentação do grupo, aqui em Mauá.

    Meu celular (Vivo) (21) 9745-9244
    E-mail: ubiratansantos@ig.com.br

    Desde já agradeço.

    Ubiratan J. Dos Santos

    ResponderExcluir