segunda-feira, 1 de julho de 2013

DIOCESE DE PETRÓPOLIS CRIA A PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO NO BAIRRO CARANGOLA

A comunidade católica do Carangola está foi elevada a categoria de Paróquia, desmembrando-se da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, Cascatinha. A sede da nova paróquia será a Igreja São Sebastião, localizada na Cidade Nova e o primeiro administrador paroquial será Padre Luis Claudio Santa Anna, ex-pároco de Cascatinha.

O Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão vai presidir a missa de instalação da nova paróquia foi realizada neste domingo, dia 30, dando posse ao seu primeiro pároco. O evento contou com a presença de vários sacerdotes, inclusive do Padre Diego Bastos dos Santos e Padre Alexandre Brandão, ambos nascidos na comunidade. “O objetivo ao criar a Paróquia São Sebastião é facilitar os trabalhos pastorais nesta comunidade e servir melhor ao povo de Deus”, explicou o Bispo.

Segundo ele, a decisão de criar a nova paróquia foi tomada junto com o Conselho Presbiteral, a partir da necessidade de dividir a Paróquia de Cascatinha devido a sua grande dimensão territorial. “Para efetivar a criação da paróquia, chamamos o Padre Joni Ellison Muniz Batista para assumir a Paróquia de Cascatinha e ao Padre Luis Claudio a tarefa de organizar e preparar o Carangola para ser paróquia e ser o padre fundador”.

Com uma população aproximada de 30 mil pessoas, o Carangola possui uma região bonita, com um rico patrimônio natural, como chamou atenção Dom Gregório Paixão, “porém, apresenta desafios importantes no campo social e espiritual”. O bispo disse que a Igreja São Sebastião foi escolhida para ser a Igreja Matriz e no local foi construída a casa paroquial.

Quando é da vontade de Deus a providência divina acontece

Sacerdote há nove anos, Padre Luis Claudio disse que está vivendo um novo momento e percebeu que “quando é da vontade de Deus a providência divina acontece”, frisando que as coisas aconteceram muito rápida. Ele disse que está muito feliz, apesar de no inicio ter relutado um pouco sobre a ideia de deixar a Paróquia de Cascatinha para fundar outra. “Hoje não tenho dúvida que tudo era da vontade de Deus”.

O ministro extraordinário da Eucaristia, Tiago Teixeira Ceschine disse que é uma alegria muito grande ver a comunidade onde cresceu e iniciou sua caminhada na fé, ser transformada em Paróquia. “Não tenho dúvida que será muito bom para todos os moradores”.

Padre Luis Claudio disse que os frutos estão aparecendo e a comunidade está feliz. “Era um sonho a muitos anos dos moradores que o Corangola fosse transformada em Paróquia devido à distância e as dificuldades para participar das atividades na Paróquia de Cascatinha, principalmente quando aconteciam na Matriz”.

Por causa disto, segundo ele, a comunidade do Carangola sempre teve uma atuação um pouco mais independente, com a realização de algumas celebrações separadas de Cascatinha. “Agora o sonho da comunidade se transforma em realidade e acredito que vamos construir uma grande comunidade paroquial”.

A Paróquia São Sebastião do Carangola conta com duas capelas: Santa Edwiges, que fica no Vale do Carangola e Divino Espírito Santo, que fica no Divino. Inicialmente a missa na Igreja Matriz (Cidade Nova) acontece todo dia, às 18h30 e aos sábados, às 18h. No domingo, a missa é celebrada às 10h, na Igreja do Divino e às 18h, na Igreja Santa Edwiges, no Vale do Carangola.

Padre Luis Claudio Santa Anna nasceu em Petrópolis, no dia 26 de janeiro de 1972 e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 2003. Durante um ano foi vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Areal. Ficou como administrador paroquial por quatro anos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Bemposta (Três Rios) e quatro anos e meio como administrador paroquial da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim Cascatinha.

Diocese de Petrópolis passa a ter 44 paróquias

Com a criação da Paróquia do Carangola, a Diocese de Petrópolis passa a contar com quatro paróquias que tem como padroeiro São Sebastião. As outras três são: Paróquia do Indaiá (Petrópolis). Paróquia São Sebastião (Piabetá) e Paróquia de Contendas (São José do Vale do Rio Preto).

Ao todo a Diocese de Petrópolis passa a contar com 44 paróquias, distribuídas pelos quatros decanatos, sendo que o Decanato São Pedro de Alcântara, que reúne as paróquias do primeiro e segundo distrito de Petrópolis, continua tendo o maior número, 14: Catedral São Pedro de Alcântara, Nossa Senhora Aparecida do Quitandinha, São Judas Tadeu da Mosela, São José do Itamarati, Nossa Senhora do Rosário, Sagrado Coração de Jesus, Santana e São Joaquim de Cascatinha, Santa Clara, Santa Rita de Cássia do Castrioto, Santo Antônio do Alto da Serra, Santo Tomás de Aquino, São Jorge do Independência, São Sebastião do Indaiá e agora Paróquia do Carangola.

O segundo com maior número de paróquias (12) é o Decanato Nossa Senhora do Amor Divino, que reúne as paróquias do segundo ao quinto distrito de Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e ainda Benposta (Três Rios) e Sebollas/Matozinhos (Paraíba do Sul): Santuário Nossa Senhora do Amor Divino de Corrêas, Nossa Senhora da Conceição de Bemposta, Nossa Senhora das Dores de Areal, Nossa Senhora de Fátima de Itaipava, Nossa Senhora de Lourdes, Santana de Inconfidência, Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira, São João Batista de Posse, São José de Itaipava, São José de São José do Vale do Rio Preto, São Pedro de Pedro do Rio, São Sebastião de Contendas.

O Decanato São Pio X, Teresópolis, conta com nove paróquias: Nossa Senhora da Conceição de Nhunguaçu, Sagrado Coração de Jesus de Barra do Imbuí, Santa Rita de Cássia do Meudon, Santa Teresa da Várzea, Santo Antônio de Paquequer, São Cristovão de Teresópolis, São José e São Charbel, São Judas Tadeu e São Pedro de Teresópolis.

O Decanato Beato José de Anchieta reúne as nove paróquias das cidades de Magé e Guapimirim: Nossa Senhora Aparecida de Piabetá, Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim, Nossa Senhora da Conceição de Raiz da Serra, Nossa Senhora da Conceição e Santo Aleixo, Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba, Nossa Senhora da Piedade de Magé, São Nicolau de Suruí, São Sebastião de Piabetá e Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário