quarta-feira, 8 de junho de 2011

DEFESA CIVIL DE PETRÓPOLIS MINISTRA CURSO DE PREVENÇÃO EM COMUNIDADES


A Coordenadoria de Defesa Civil, em parceria com a Subsecretaria Estadual de Defesa Civil e a Secretaria de Educação, realiza de 07 de junho a 24 de novembro deste ano, das 18h às 21h, a terceira etapa do Curso de Preparação Comunitária, que ocorre nos cinco distritos de Petrópolis.

Durante três dias consecutivos, os moradores das 12 regiões contempladas serão orientados por quatro instrutores a respeito de como proceder em caso de emergência, informando corretamente aos órgãos públicos e tomando as medidas necessárias de segurança. Também serão conscientizados sobre a importância das ações preventivas, como a colocação de calhas, impermeabilização e drenagem do solo.

“Somente com uma mudança cultural catástrofes podem ser evitadas. Sempre haverá chuva e acidentes acontecem, mas o número de vítimas pode diminuir e até zerar se as pessoas estiverem preparadas”, disse o coordenador da Defesa Civil de Petrópolis, Carlos Francisco de Paula.

Com o curso, os moradores passarão a conhecer os recursos humanos e materiais presentes na região, bem como os locais sujeitos a desastres naturais. No terceiro dia será feita uma simulação de emergência no bairro, a qual os moradores deverão encontrar uma solução.

Desde sua criação, em 2009, o curso, que é anual, já formou 476 pessoas. Para o coordenador “os moradores que participarem vão incentivar aos outros a ajudarem, inclusive a se informarem melhor, como foi o caso da rua Ceará, no Quitandinha. Os moradores que participaram do curso alertaram a uma família de oito pessoas a saírem de uma casa que poderia desabar. Somente uma pessoa morreu”, comentou de Paula se referindo às chuvas de abril do ano passado.

As pessoas interessadas devem se inscrever, gratuitamente, na secretaria da escola de seu bairro de origem, relacionada na lista, portando comprovante de residência e documento com foto. Os participantes deverão possuir idade mínima de 14 anos e residir em comunidade próxima ao local do curso, já que as aulas são adaptadas às peculiaridades de cada região. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário