sábado, 11 de junho de 2011

A ÓPERA VOLTA A PETRÓPOLIS APÓS 71 ANOS

Foço do Theatro D. Pedro será reaberto para abrigar Orquestra Sinfônica da UFRJ

Nesta quinta-feira (16), o Theatro D. Pedro abre as portas para receber uma ópera após 71 anos. A comédia, em um ato, “Don Quixote nas Bodas de Comacho”, do músico e compositor alemão George Philipp Telamann, será apresentada, gratuitamente, às 16h. Outra grande novidade é a reativação do foço do teatro que abrigará a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os ingressos (2 por pessoa) podem ser retirados , na bilheteria, até o dia do evento.

A trama se passa em uma aldeia. Enquanto Don Quixote e Sancho Panza percorrem a estrada discutindo os valores de um verdadeiro herói, um grupo de pastores se aproxiqma e conta aos viajantes sobre o casamento entre o rico Comacho e a bela Quitéria. O caráter cômico da obra é acentuado pelo antagonismo dos dois personagens principais. Enquanto Sancho Panza representa uma figura mundana, montado em seu burrico Gris, Don Quixote se contrapõe como um ser altivo e delirante, montado em seu alazão Rocinante.

O elenco é formado por alunos da Escola de Música e da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Estarão em cena 15 cantores, sendo sete solistas e oito no coro, além de outros seis atores, alunos do Curso de Direção Teatral. Os cenários e figurinos foram preparados pela Escola de Belas Artes (EBA).

Fonte de inspiração para autores, escritores e artistas, o personagem Don Quixote é um dos mais queridos e famosos da literatura mundial. Criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, o “cavaleiro da triste figura” sempre seduziu os compositores e, ao longo dos séculos, suas aventuras foram traduzidas em música, peça, poemas-sinfônicos, canções, óperas e balés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário