quarta-feira, 15 de junho de 2011

SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

A Secretaria de Saúde informa que, no próximo sábado, dia 18 de junho, será realizada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Todas as crianças com idade entre zero e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), deverão tomar a vacina, independente de já terem sido vacinadas anteriormente. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 22 países ainda registram casos da doença, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Os demais países restabeleceram a transmissão da poliomielite devido à importação de casos. Paralelamente a campanha contra a poliomielite, também será realizada a campanha de vacinação de seguimento contra o sarampo, entre os dias 18 de junho e 22 de julho de 2011.

A faixa etária inclui crianças entre um ano e menores de sete anos de idade (seis anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças devem receber a vacina, mesmo que já tenham sido imunizadas ou que já tenham contraído a doença. Estas ações de vacinação contra o sarampo têm obtido um impacto muito grande na redução das mortes por essa doença.

A coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elisabeth Cavalcante, estará à disposição da imprensa, para qualquer esclarecimento sobre as campanhas de vacinação contra a poliomielite e sarampo, na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, na Rua Paulino Afonso, nº 455, junto do HMNSE, entre 13h e 17 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário