terça-feira, 28 de junho de 2011

CPTRANS CAPACITA CONDUTORES DE TRANSPORTE ESCOLAR

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) formou, no último sábado (24), a primeira turma do curso de capacitação de condutores de transporte escolar. Além das aulas e do certificado de conclusão, os motoristas receberam o SELO TRANSPORTE NOTA 10. Essa ferramenta será utilizada como diferencial na hora da contratação deste tipo de serviço, já que só terá direito o condutor que estiver regularizado e cumprido toda a carga horária do curso de atualização.

A turma de formandos contou com a participação de 20 profissionais, que receberam aulas de direção defensiva, legislação de trânsito, noções de primeiros socorros e de relações de meio ambiente e cidadania, perfazendo um total de seis horas/aula.

A CPTrans realizará ainda campanhas de divulgação dentro das escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, para que os responsáveis pelos estudantes possam reconhecer um veículo regularizado.

“É de extrema importância que o transporte escolar seja feito com responsabilidade e qualidade. Todos os profissionais que participaram do curso de capacitação estão aptos a oferecer o serviço para os pais dos alunos de acordo com a legislação pertinente”, afirmou a presidente da CPTrans, Maria Alice Ferreira.

Recomendações especiais antes de contratar transporte escolar

Os serviços de transporte escolar podem ser feitos por terceiros ou pelo colégio. Obtenha sempre informações sobre o nível e a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais;

O condutor é obrigado a ter o Certificado do Curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte Escolar, expedido em parceria SEST/SENAT e DETRAN. O referido certificado tem validade por cinco anos, devendo, após esse prazo, o profissional deverá realizar a reciclagem do referido curso;

O veículo deve ser vistoriado semestralmente, certifique-se se essa vistoria está em dia;

Procure observar o trabalho dos transportadores antes de contratá-los, parando próximo à escola nos horários de entrada e saída ou seguindo o trajeto do veículo. Avalie itens como: parar em frente à escola e não do outro lado da calçada, delicadeza para tratar as crianças, respeito à sinalização, manobras arriscadas e freadas bruscas.

É sempre bom lembrar que a economia visando um transporte mais barato pode gerar consequências desagradáveis. Segurança e confiabilidade são características fundamentais, afinal é seu filho que está sendo conduzido.

Se decidir contratar esses serviços, exija do prestador um contrato por escrito, para que o responsável pela criança tenha especificado as condições do serviço e os dados do transportador, como telefone e as providências a serem tomadas em qualquer incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário