sábado, 11 de junho de 2011

ESTUDANTES HOMENAGEIAM TOMBAMENTO DO PARQUE CREMERIE

Pela consolidação do tombamento do Parque Cremerie e em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Banda Musical Cavaleiros do Brasil, do Colégio Princesa Isabel, se apresentou na manhã de sexta-feira (10) como forma de realizar uma homenagem ao ponto turístico administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep).

Aproximadamente 400 alunos da instituição de ensino e moradores dos arredores fizeram questão de participar desse “abraço” ao parque num momento de tanta importância para a região.

“Nunca houve a proximidade da população com esse espaço e agora estamos tendo, até porque o governo vem interagindo com os moradores”, declarou o administrador do Parque Cremerie, Carlos Wilson Suave (Carlão).

O sistema urbano-paisagístico do ponto turístico foi protegido a partir do Decreto nº 517/2011 do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, homologando o parecer do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico. Estão protegidos, inclusive, os lagos, as pontes, os mobiliários urbanos (com exceção do posteamento) e a mata que guarnece os fundos até a sua linha de cumeada. Também foi determinado o tombamento da Casa do Colono, dos antigos Cinema Petrópolis, Cinema Miragem e Cine Teatro, do Teatro Santa Cecília, do Teatro Mariano, do Hotel Majestoso, do Belvedere e da Ponte da Grota Funda.

Uma vez tombado, o governo municipal pode conseguir linhas de crédito tanto de órgãos estatais quanto de iniciativas privadas para sua manutenção e restauração.

“O primeiro documento sobre o tombamento do Parque Cremerie nós entregamos em setembro de 2009. Com isso, foram feitas reuniões e foi assinado, por isso estamos aqui hoje com esses jovens porque tem um gostinho especial”, declarou o presidente da Associação do Parque Cremerie (ANPACRE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário