sábado, 11 de junho de 2011

LEAL E MUSTRANGI ENTREGARAM KITS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL.

O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) e o prefeito Paulo Mustrangi entregaram hoje a alunos da rede municipal de ensino 400 kits do Programa de Segurança e Educação no Trânsito “Se Essa Rua Fosse Minha”. Petrópolis está entre as 135 cidades do país contempladas pela iniciativa, que já conta com 4 mil professores capacitados e atende a quase 1 milhão de crianças em todo Brasil.

“Lutei para trazer esse projeto para Petrópolis, não só pela minha ligação com a cidade, mas também por acreditar no potencial da rede de ensino do município. A criança é um agente de conscientização. Que esse ato gere frutos e traga resultados práticos em redução de acidentes. A formação de bons cidadãos resulta em um trânsito muito mais seguro para a sociedade”, disse o deputado Hugo Leal.

O prefeito Paulo Mustrangi ressaltou a importância da educação, conscientização e interação entre educadores, pais e alunos: “É a única forma de estabelecer um convívio mais harmônico entre o ser humano, veículo e legislação. Precisamos criar consciência em relação ao trânsito para que abaixem os índices de acidentes”.

O programa, que veio para Petrópolis gratuitamente por intermédio de Hugo Leal, numa parceria com a Prefeitura, é patrocinado pela Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e tem o apoio do Detran-RJ. O kit do "Se Essa Rua Fosse Minha”, entregue aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental é composto por livros do aluno, pais e professores, além do manual de instruções, DVD, jogos da memória, cartazes, bolsa de material reciclável e certificados de conclusão de curso.

“É uma honra para nós apoiarmos esse projeto. Por isso já estamos nos candidatando para ampliar o programa no município. Nós temos o DNA para tornar Petrópolis a cidade com maior adesão”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Durante o ano letivo de 2011, os docentes irão abordar nove temas com as crianças: leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas, atenção em locais onde a sinalização é precária, preservação do meio ambiente, segurança na hora de se divertir e exercícios de cidadania.

Professora há 26 anos, Eni dos Santos Bastos Barbosa, elogiou a iniciativa: “O material didático é ótimo porque também garante a abrangência do assunto no meio familiar. Temos que educar desde cedo para reduzir a violência no trânsito”.

A editora Fama é a responsável pela elaboração de todo material didático do programa, que foi implantado pela primeira vez no ano de 2006 em Santa Catarina: “Os resultados são fantásticos. Todas as escolas querem manter o projeto. Nós não ensinamos a criança a dirigir, mas sim colaboramos para a formação do caráter e da consciência da importância do trânsito seguro”.

Autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Hugo Leal ressaltou ainda que o projeto se insere no conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pela Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.

“Com a década queremos promover um esforço global para conter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos em acidentes no trânsito, que é hoje um problema de saúde pública. Mata mais de 40 mil por ano só no Brasil e é a principal causa de ocupação nas emergências dos hospitais. A meta é mobilizar a sociedade para a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020”, explicou o deputado Hugo Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário