quarta-feira, 22 de junho de 2011

ABERTURA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DOS 150 ANOS DA ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Petrópolis e a Comissão Organizadora realizarão a solenidade de abertura oficial das comemorações dos 150 anos da Estrada União e Indústria – primeira estrada pavimentada do Brasil –, às 10h, na Avenida Barão do Rio Branco, altura do nº 234. Para a solenidade foram convidados os prefeitos de Areal, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Matias Barbosa, Simão Pereira e Juiz de Fora, municípios por onde passa a estrada. A homenagem está inserida na programação da Bauernfest – festa do colono alemão –, que este ano ocorre de 22 de junho a 03 de julho.

Na ocasião, será lançada uma revista especial sobre os 150 anos da estrada, uma realização da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, com a colaboração de diversos historiadores. As comemorações terão continuidade no Palácio de Cristal onde serão homenageados aqueles que contribuíram para a construção da estrada, com a abertura oficial da Exposição Itinerante Engenharia da Estrada União e Indústria, do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, e apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis.

Também participarão do evento representantes das seguintes instituições: Museu Imperial; Fundação Museu Mariano Procópio; Universidade Federal de Juiz de Fora; Instituto Histórico de Petrópolis; Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora; Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha; Associção Histórica de Matias Barbosa; e Concer.

União e Indústria

A Estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861 pelo imperador d. Pedro II. A obra para construção da estrada teve ampla repercussão no Brasil devido à sua engenhosidade, com a técnica pioneira de pavimentação com macadame (material semelhante ao asfalto). Idealizada por Mariano Procópio Ferreira Lage, contou com a mão-de-obra de centenas de colonos alemães e facilitou, na época, o escoamento da produção cafeeira. Hoje, a estrada é considerada de grande importância para o desenvolvimento econômico e sócio-cultural da região, consolidando a integração entre os sete municípios envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário