quarta-feira, 22 de junho de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A 22ª BAUERNFEST

Festa do Colono alemão vai gerar 20 milhões de reais para Petrópolis

Começa, nesta quarta-feira (22), a 22ª edição da Buernfest – festa do colono alemão. A cerimônia de abertura está marcada para às 19h, no Palácio de Cristal. Em seguida, haverá uma caminhada até a Rua Alfredo Pachá para a inauguração da fachada da Cervejaria Bohemia e de sua parte fabril marcando seu regresso à cidade, após treze anos.

A Prefeitura de Petrópolis estima receber 150 mil pessoas durante os 12 dias da Bauernfest, proporcionando um lucro de cerca de 20 milhões de reais. A expectativa é de que a cidade registre 100% de lotação nos hotéis do Centro Histórico e 90% nos arredores. Serão gerados, devido à festa, 800 empregos diretos e 2 mil indiretos.

A Bauernfest surgiu em 1989 e hoje esse evento é considerado o segundo maior do Brasil em sua categoria e o mais importante da região sudeste. A festa vem passando por um resgate de conceitos desde 2009 e, este ano, ganhou mais dois dias em sua programação, com apresentações de danças folclóricas, bandas típicas, corais, orquestras sinfônicas, festival de cinema, exposições, entre outras atrações, totalizando 223 apresentações.

Entre as novidades está a nova localização do Palco Koblenz, montado entre a Rua Alfredo Pachá e Piabanha. No Salão Bohemia (Bailão), ficará uma grande tenda ao ar livre para a apresentação das bandas Germânica de Blumenau e Bauernband. O público ainda poderá participar dos concursos de Tomadores de Chopp em Metro, do Chapéu mais Enfeitado e do Casal mais Animado.

O Palácio de Cristal abrigará o Espaço Bohemia, o Moinho (loja de souvenirs), restaurantes, a Casa do Fotógrafo, a Casa do Colono - réplica do museu de mesmo nome, e o Café Colonial. Para a criançada, histórias, jogos e brincadeiras. No seu interior, além de apresentações musicais e teatrais, contará com uma exposição em comemoração aos 150 anos da União e Indústria. No dia 23, a partir das 10h terá início a cerimônia de homenagens ao aniversário da estrada e a abertura oficial da Exposição Itinerante Engenharia da Estrada União e Indústria do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia, com apresentação do Coral Canarinhos de Petrópolis.

No dia 29 de junho, Dia do Colono Alemão, o prefeito Paulo Mustrangi dará início à solenidade de comemoração da chegada dos primeiros colonos a Petrópolis, que será marcada pelo tombamento do Museu Casa do Colono, a partir das 8h30. As homenagens terão prosseguimento no Obelisco – Rua do Imperador s/nº; Monumento a Koeler – em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, finalizando com Culto Ecumênico no Palácio de Cristal. Participação especial dos Canarinhos de Petrópolis.

A Bauernfest conta com patrocínio da Bohemia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro (através da lei de incentivo à cultura), da Allen Esportes, da Águas do Imperador, da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Cultura.


Novidades entre as atrações

Entre as novidades das atrações estão as apresentações dos grupos de Estrela (RS) e Teutônia (SC), além dos tradicionais Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, no Palco Koblenz. A animação também está garantida com “Os Cinquentões” – Grupo de Bandoneón de Timbó (SC).

No Palácio de Cristal, os destaques estão nas apresentações do Bauern Jazz; Coral dos Canarinhos de Petrópolis e, pela primeira vez no evento, o Freundeskreiss Deutscher Volkslieder - Coro Masculino de Bom Princípio (RS) que traz em seu repertório, músicas folclóricas alemãs.

O Centro de Cultura Raul de Leoni também entra na festa, com o Festival de Cinema Alemão, que ocorre de 23 de junho a 03 de julho, no Cine Humberto Mauro, com grandes produções como “Marlene” do diretor Joseph Vilsmaier, Edukators de Hans Weigartner, entre outros. Na Galeria Galeria Aloísio Magalhães, a AGFAP – Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis apresentam a exposição: Tradições Folclóricas de Petrópolis, com início no dia 24 de junho.

A programação completa está disponível em www.petropolis.rj.gov.br ou Disque-Turismo 0800 024 15 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário