quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST

Realizado com sucesso há mais de 15 anos, o Concurso de Poesia da Bauernfest terá a sua grande final amanhã, dia 30 de junho, em momento festivo, no Palácio de Cristal, às 19h30.

Com realização da Fundação de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e Clube de Poesias do Petropolitano, o evento é organizado pelos poetas Arnaldo Rippel, presidente do Petropolitano F. C., e Catarina Maul, pedagoga e produtora cultural.

No evento aberto ao público, os finalistas que somam mais de 40 poetas distribuidos nas categorias infantil, juvenil, adulto e alunos da noite declamarão suas poesias para os jurados, que premiarão os cinco vencedores de cada categoria, além do melhor intérprete de cada uma.

O concurso em 2011 recebeu mais de 200 inscrições, contando com a participação de doze escolas, além de poetas adultos, sendo dezenas de outras cidades, que pertencem a uma quinta categoria especial, criada há dois anos para os que não residem em Petrópolis. Essa categoria, sempre diversificada e com endereços situados em muitos estados brasileiros, terão seus troféus enviados através de remessa postal.

O tema escolhido para o presente ano, SOU VENCEDOR, mexeu com as emoções de poetas de todas as idades, promovendo uma grande auto percepção das conquistas cotidianas e simples da vida de cada ser humano, e a esperança de vencer em breve futuro.

Alguns poetas inscritos no concurso vêm participando do mesmo há muitos anos, tendo perpassado pelas categorias Infantil, Juvenil e agora disputando na categoria Adulto.

Fatos como esse, para os organizadores, comprovam a função positiva e formadora do projeto, onde potenciais são valorizados e cidadãos de vivências diversas podem se encontrar através de um bem comum, a poesia.

O concurso, idealizado por Arnaldo Rippel há mais de quinze anos, tem coordenação de Catarina Maul há quatorze. O encontro na produção do mesmo não é por acaso, pois o concurso foi criado para homenagear os colonos alemães e seus familiares, time dos quais os poetas, orgulhosamente, fazem parte.

Os poetas adultos petropolitanos podem, ainda, se inscrever, levando cinco cópias de seu poema digitado diretamente para o Palácio de Cristal na hora do evento, desde que dentro do tema.

Para ser vencedor é preciso coragem, mas para ser poeta, somente é necessário abrir o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário