segunda-feira, 20 de junho de 2011

RELATÓRIO DA COMISSÃO DO CENSO COM PARECER DE VEREADORES VAI ESTAR PRONTO ATÉ DIA 10

Documentos enviados à Comissão apontam que Petrópolis tem mais de 300 mil habitantes

Instaurada por determinação do presidente da Câmara de Vereadores Paulo Igor Carelli (PMDB), a Comissão Especial que investiga os dados do Censo-2010 apurou, por meio do cruzamento de informações obtidas com diferentes órgãos e instituições públicas e privadas que, ao contrário do que diz o levantamento do Censo-2010, Petrópolis, teria sim, mais de 300 mil habitantes. O cálculo está sendo feito com base em documentos levantados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Concessionária de Energia Ampla, o Ministério do Trabalho, a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae, entre outros órgão. “O levantamento parcial feito pela Comissão, presidida pelo vereador Gil Magno, aponta claramente que a população de Petrópolis é superior ao número apontado pelo IBGE no último Censo. O cruzamento de dados do TRE, por exemplo, com os números da educação, deixam isso claro. Números da Ampla também chamaram atenção dos membros da comissão. O relatório final será elaborado pelo vereador Wagner Silva até o dia 10 e vai apontar para o IBGE todos os pontos que indicam a divergência no Censo”, explica Paulo Igor.

“Em resposta a ofícios que encaminhamos, a Ampla informou à comissão que Petrópolis tem atualmente 122.332 relógios resisdenciais instalados. Levando em conta a própria estimativa do IBGE que considera que cada domicílio tem cerca de três pessoas, o número já ultrapassa os 300 mil habitantes. O cruzamento de informações fornecidas pelo TRE, com dados da Secretaria de Educação sobre o número de alunos matriculados nas escolas públicas indica o mesmo”, explica o presidente da Comissão, vereador Gil Magno.

Informações fornecidas à Comissão pelo TRE mostram que a cidade tem atualmente 238.461 eleitores, um aumento de 23% em ralação aos dados do ano 2000. O documeto do TRE aponta também que o número de eleitores vem aumentando nos últimos anos na cidade. Em 2004, o TRE contabilizou 217.850 nas eleições para prefeito e vereadores; em 2008 este número subiu para 231.821. As informações do TRE mostram que nas eleições presidenciais de 2006, foram registrados 225.658 eleitores, já em 2010, o número subiu para 238.204.

A comissão apurou ainda que hoje existem na cidade 51.339 alunos matriculados em escolas públicas e 13.568 na rede privada. “O cruzamento destes dados também aponta para uma população superior aos 300 mil habitantes. Isso sem contarmos o número de analfabetos, que foi divulgado recentemente pelo próprio IBGE. A comissão encontrou dados muito significativos. Estamos analisando toda documentação, fazendo um levantamento criterioso e cruzando as informações. Para que tenhamos dados concreto. Todas essas informações serão consideradas no relatório final que será encaminhado ao IBGE”, afirma o vereador Wagner Silva, que via redigir o documento.

Ofício protocolodo na Câmara por moradores de uma Vila na Mosela, que informam que nenhum dos domicílios foi recensseado, também foi anexado às investigações. A Comissão estuda ainda a possibilidade de fazer um levantamento por amostragem em algumas regiões, para verificar se os números batem com o resultado do Censo demográfico feito pelos recensseadores do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário