quarta-feira, 15 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Dia 15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A data foi criada com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

A proporção de idosos no Brasil, entre 1998 e 2008, aumentou de 8,8% para 11,1%.

O Rio de Janeiro (14,9%) e Rio Grande do Sul (13,5 %) continuam sendo os estados com maior proporção de idosos. (PNAD 2008).

Definição Segundo a Rede Internacional para a Prevenção dos Maus-Tratos contra o Idoso:
"O mau-trato ao idoso é um ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”.

Tipos de de violência:

Abuso físico, maus-tratos físicos ou violência física
Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos
Abuso sexual, violência sexual
Abandono
Negligência
Abuso financeiro e econômico
Autonegligência

Violência, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas.

O abuso é geralmente praticado por pessoas nas quais os idosos depositam confiança: familiares, vizinhos, cuidadores, funcionários de banco, médicos, advogados, etc. A vítima é freqüentemente do sexo feminino, com mais de 75 anos e vive com familiares. O perfil mais comum é o de uma pessoa passiva, complacente, impotente, dependente e vulnerável. Essas pessoas costumam ser solitárias e isoladas, podendo apresentar depressão e uma baixa estima reforçada por sentimento de culpa e vergonha.

Por outro lado, o agressor também tende a apresentar baixa estima e projetar a responsabilidade de suas ações, assim como de suas frustrações, sobre terceiros, possuindo temperamento explosivo e incapacidade para controlar seus impulsos, compreender e encarar situações. O perfil básico desse tipo de agressor é um adulto de meia-idade, geralmente um filho, em geral financeiramente dependente da vítima e com problemas mentais e/ou dependente de álcool ou de drogas.

De acordo com dados da VIVA (componente de vigilância contínua do Ministério estes são os tipos de violência interpessoal mais denunciados por parte da população idosa.

Entre agosto de 2006 e julho de 2007, 65% das denúncias atendidas nos serviços de referências foram feitas por pessoas idosas.
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA foi a mais relatada, configurando 55% dessas denúncias;
VIOLÊNCIA FÍSICA = 27%
ABANDONO = 22%.
ABUSO FINANCEIRO = 21%
VIOLÊNCIA SEXUAL = 4%

Impressiona o fato de que 86% dessas violências foram registradas como violência doméstica, ou seja, acontecidas na residência dessas pessoas,

Para realizar ações que possam contribuir para diminuir essa violência, o Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa de Petrópolis e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis realizam uma campanha de conscientização no dia 15 de Junho na Praça D. Pedro de 9h Às 18h distribuindo panfletos e informações para esclarecimento da população.

Participam desta ação conselheiros do CMDDPI e do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos a Pessoa Idosa

Seguem contatos para mais informações:
Carlos Jorge Guimarães - Presidente do CMDDPI - 2249 4303
Gabriela Falconi - Vice Presidente do CMDDPI - 2242 7233 e 9212 7979
Gabriel Archanjo Weinem - Coordenador do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa de Petrópolis - 2243 8103

Nenhum comentário:

Postar um comentário