terça-feira, 14 de junho de 2011

PREFEITURA LANÇA CAMPANHA “BULLYING NÃO TEM GRAÇA!”

O secretário de Educação, William Campos, e o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luis Eduardo Peixoto, lançaram oficialmente a campanha “Bullying Não Tem Graça!” durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (14) no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase).

A campanha é realizada em parceria pelas duas Secretarias por meio do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória e a Coordenadoria da Juventude. O objetivo é proporcionar um amplo debate sobre violências no cotidiano escolar, transformar a escola cada vez mais num ambiente amigável focado no desenvolvimento do altruísmo e cidadania, fomentar a criação de uma política efetiva e passar para os estudantes vítimas de bullying a confiança necessária para a superação dos problemas.

“O grande assunto do momento é o PCCS (Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais de Educação), que já deveria ter sido feito há muitos anos, mas a questão da violência dentro do ambiente escolar tem que ser tratado com muita responsabilidade porque podem estar sendo formados pequenos opressores e pequenos ditadores. Por isso é importante o educador trabalhar com amor. Seremos implacáveis com o preconceito de qualquer natureza”, declarou William Campos.

O secretário de Educação ressaltou ainda a importância do interesse do profissional em participar da discussão sobre o tema.

“Esse é um encontro da vanguarda pela luta contra todos os tipos de violência. Precisamos parar para pensar, porque o preconceito está na cabeça da família e se a criança está tendo um comportamento desse tipo é porque teve uma influência. Hoje ainda há famílias que acham que é a escola que tem o papel de educar”, declarou William, que aproveitou a presença da palestrante Miriam Abramovay para garantir aos educadores participantes do lançamento da campanha uma bolsa de estudo para realizar pós-graduação sobre o tema para estarem preparados para identificar e tratar do assunto dentro da sala de aula.

Com a campanha, o intuito das Secretarias é, além de preparar o educador, fazer com que o estudante também participe.

“Infelizmente há dentro da escola alunos vivendo com o individualismo que é reflexo da sociedade de hoje. Precisamos desmistificar o tema e, por isso estamos aqui para passar mais informações de uma maneira clara”, declarou o coordenador da Juventude, Yuri Moura, que organizou a campanha em parceria com a diretora do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, Denilze de Oliveira.

“A questão da violência na escola é uma preocupação que nós temos e aqui vamos ter a oportunidade de aprender a lidar com isso”, destacou Denilze.

O primeiro palestrante foi o juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Alexandre Teixeira, que ressaltou a importância dos educadores denunciarem qualquer tipo de violência em sala de aula. E completou dizendo que a Vara da Infância já está atuando em casos de ciberbullying, que é a difamação ou algum tipo de agressão psicóloga feita pela internet.

“A professora que tem preocupação com o aluno não deixa o problema crescer na sala de aula porque tem o comprometimento de resolver, procurar ajudar. Houve uma transferência da responsabilidade dos pais para a escola, que nós sabemos que não pode ser assim. Temos casos na Vara da Infância de agressão a professor, a aluno, mas que precisamos que o agredido entre com uma representação contra o aluno agressor. Estamos atuando, inclusive, com ciberbullying e também aplicando medida socioeducativa, com o aluno realizando serviço comunitário, ou cumprindo liberdade assistida. Tem que registrar a ocorrência, chamar os pais e mostrar o caminho”, declarou o juiz.

Além da palestra do juiz Alexandre Teixeira sobre “Os Direitos da Criança e do Adolescente”, o primeiro dia da campanha contou com as palestras da socióloga Miriam Abramovay sobre “Convivência Escolar” e “As diferentes faces da Violência”; a apresentação do Rap do Bullying com os alunos da Escola Soroptimista; e debates sobre os temas.

Veja a programação de quarta e quinta-feira:

15/06
9h – Exibição do filme “Bullying” no auditório da Fase/ FMP para os alunos da rede municipal
10h30 – Debate com a psicóloga Leandra Iglesias e com o coordenador da Juventude, Yuri Moura
12h – Intervalo
14h – Exibição do filme “Bullying” no auditório da Fase para os alunos da rede municipal
15h30 - Debate com a psicóloga Leandra Iglesias e com o coordenador da Juventude, Yuri Moura
18h – Papo Aberto realizado com os pais de alunos realizado pela psicóloga Leandra Iglesias e Conselho Tutelar

16/06
10h às 16h – Ação de conscientização nas ruas e porta de escolas “adesivaço”.
16h – Palestra “O bullying na escola” ministrado pelo Dr. Gustavo Teixeira, que também lançará o livro “Manual Anti-Bullying” na Fase/ FMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário