sábado, 11 de junho de 2011

ALERJ FORMA FRENTE PARLAMENTAR PARA REVER CONTRATO DA CONCER

Bernardo Rossi busca apoio na bancada do PMDB da Assembléia Legislativa de Minas

A revisão do contrato da Concer, concessionária que administra a BR-040 no trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, será feita por uma Frente Parlamentar formada por deputados estaduais. A Frente é liderada pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) e seu objetivo é garantir obras imediatas, redução do valor do pedágio e atendimento eficiente no socorro aos motoristas. Bernardo está buscando também apoio entre a bancada do PMDB em Minas Gerais para que as assembléias cooperem no sentido de a empresa atender às reivindicações.

Queda de árvores, mais acidentes com carretas e ainda a falta de apoio - operacional e financeiro - para o funcionamento dos postos da Polícia Rodoviária Federal nos 180 quilômetros que a Concer administra engrossaram a lista de queixas contra a empresa e mobilizaram os deputados.

- Ao contrário de 99% das concessões de rodovias do país, o contrato com a Concer não prevê repasses para a PRF. O resultado disso foi a desativação do posto policial do Belverede", aponta Bernardo Rossi. "Foi preciso que Alerj e Câmara de Vereadores interviessem, contando ainda com a colaboração da iniciativa privada, para que os posto fosse reformado e voltasse a funcionar".



Estrada deveria ter sido fechada durante vendaval

Ventos com velocidades de até 120 km/h entre a tarde de terça-feira e a madrugada de quarta-feira derrubaram mais de 20 árvores sobre a pista de subida da serra. Motoristas - ainda que não tenha havido feridos - ficaram ilhados, sem comunicação até a liberação da estrada. Usuários como o próprio deputado estadual Marcus Vinícius (PTB), que integra a Frente Parlamentar, viveram momentos de pânico com carros quase atingidos pelas árvores. "Em uma situação dessas, a estrada deveria ser imediatamente fechada. A Concer não poderia deixar que os motoristas seguissem viagem sem saber o que estava acontecendo mais adiante", afirma Bernardo Rossi.

Os acidentes, em especial com caminhões e carretas, continuam acontecendo. Ontem (09.06), por volta das 12h, um caminhão carregado de bananas tombou na última curva da pista de descida a menos de 500 metros de uma balança de pesagem que também está desativada. Há problemas de engenharia nas pistas, asfalto precário, excesso de peso e de velocidade e sinalização ineficiente.

- Não há telefones de emergências e na maior parte da estrada não há sinal para telefones celulares. É um absurdo que pagando um dos maiores pedágios do país a estrada não ofereça a chance do usuário sequer pedir socorro", protesta Bernardo Rossi.

Apoio da Assembleia Legislativa de Minas

O grupo suprapartidário formado na Alerj vai esmiuçar o contrato da concessionária e cobrar melhorias básicas de imediato. Já fazem parte da Frente Parlamentar para a revisão do contrato da Concer os deputados Claise Maria Zito (PSDB), Dica (PMDB), Geraldo Moreira (PTN), Marcus Vinícus (PSDB) e Samuquinha (PR). A Frente pode chegar a ter a totalidade dos 70 parlamentares da casa e todas as suas reuniões serão públicas. O valor anual de arrecadação da concessionária, considerando média de dois milhões de carros por mês e apenas a tarifa básica a R$ 7,70, ultrapassa os R$ 180 milhões. "E não estamos vendo o retorno dessa arrecadação na estrada", pontua Bernardo Rossi.

Hoje, além de ação na justiça promovida pela Câmara de Vereadores pedindo obras imediatas, há o movimento SOS BR-040 de adesão popular e espontânea para obrigar melhorias pressionando Concer e Agência Nacional de Transportes Terrestres, responsável pelas concessões.

O deputado Bernardo Rossi também está buscando apoio do parlamentares mineiros para fortalecer as ações que se originaram em Petrópolis e que já tem o apoio da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro por meio da vereadora Andrea Gouvêa Vieira.

- Além de Juiz de Fora, a estrada passa ainda nos municípios mineiros de Simão Pereira e Mathias Barbosa e há reclamações nessas cidades. Também temos de considerar que é a principal ligação entre Rio e Minas e componente essencial para a integração do Sudeste do país. O apoio dos parlamentares mineiros vai dar ainda mais sustentabilidade às nossas reivindicações", considera Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário