terça-feira, 21 de junho de 2011

REVITALIZAÇÃO DA RUA TERESA GANHA COMISSÃO DE ANÁLISE

Nesta segunda-feira (20), representantes da Prefeitura de Petrópolis, da Associação da Rua Teresa (Arte) e da Secretaria Estadual de Obras se reuniram no auditório da Arte para criar a Comissão de Obras da Rua Teresa, que visa discutir o projeto básico de revitalização dessa localidade.

A Fundação de Cultura e Turismo (FCTP) ficará encarregada de fazer a articulação entre o estado do Rio de Janeiro e a comissão. “Algum impacto iremos ter, porque obra é obra, mas dentro da razoabilidade, para que a gente tenha o menor impacto possível na implantação deste projeto”, disse Charles Rossi, presidente da FCTP.

O grupo de trabalho foi estabelecido visando avaliar o projeto e seu andamento. Alguns tópicos discutidos na primeira reunião foram o aspecto funcional da rua, como a remoção de objetos, melhoria do fluxo da via, realocação de barracas que ocupam trechos da rua, os arquivos de água e a drenagem da mesma, além de vagas de estacionamento.

O projeto básico foi dividido em três grandes documentos: projeto conceitual (como foi concebido), projeto de acessibilidade, urbanismo e infraestrutura, e projeto de sinalização de caráter turístico. A previsão de conclusão do projeto executivo é de 15 dias. Em seguida, terão início a elaboração dos projetos básico e executivo referentes às ruas General Osório, Marechal Deodoro e Aureliano Coutinho.

As intervenções fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Prodetur) em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Fazem parte do programa situações que envolvem desde planejamento à capacitação de mão-de-obra. A expectativa é abrir o Estado do Rio de Janeiro para o turismo, de forma a ser compatível com Madri, Frankfurt, entre outras cidades”, afirmou Paulo Gustavo Bastos, da Subsecretaria de Projetos Urbanos da Secretaria Estadual de Obras.

Semanalmente, a comissão se reunirá para acompanhar todo o processo, inclusive até o término das obras. As próximas reuniões estão marcadas para os dias 27 de junho e 04 de julho. Nesta, o arquiteto responsável pelo projeto estará presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário