sábado, 18 de junho de 2011

DEFESA CIVIL PROMOVE CURSO NA POSSE

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDE) formou mais uma turma, nesta quinta-feira (16), somando mais de 300 pessoas capacitadas nos cursos de multiplicadores nas Ações de Defesa Civil. Desta vez a turma formada foi no distrito da Posse.

O curso foi realizado no CIEP Gabriela Mistral e contou com 11 integrantes das comunidades localizadas nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Granja Claúdia, Taquaril, tornando possível a formação de novos multiplicadores das ações de Defesa Civil que difundirão as necessidades de medidas de prevenção e preparação das comunidades para o enfrentamento dos desastres.

Este curso faz parte da 3ª Etapa do Programa de Preparação Comunitária e é realizado anualmente pela COMDEC com o objetivo de orientar os participantes no modo de agir na ocorrência de desastres, adotando medidas de primeiras respostas e alguns procedimentos iniciais que ajudam a reduzir os danos e prejuízos dentro das comunidades.

Durante o curso, alguns temas como a importância da participação comunitária na redução dos desastres, responsabilidade da comunidade e o aumento dos desastres, psicologia dos Desastres, perdas Humanas, prejuízos Sociais e prejuízos Materiais, mapeamento comunitário e histórico de desastres locais, mapeamento de recursos humanos e materiais da comunidade, parceria comunitária em ações conjuntas do governo no atendimento aos desastres, conhecimento das ações de governo na redução dos desastres e intervenções dos órgãos de governo na recuperação aos desastres foram abordados.

A próxima edição do curso acontece no dia 28 de junho, no espaço do Colégio Estadual Princesa Isabel, para atender a comunidade do Quitandinha e adjacências. O Colégio fica na Rua General Rondon, s/n, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário