sábado, 11 de junho de 2011

VEREADOR WAGNER SILVA , PSS BUSCA INCENTIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE RECÉM FORMADOS

Foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis , a indicação legislativa número 0037/2011 de autoria do vereador Wagner Silva PPS , que determina que o Poder Executivo estimule as pessoas jurídicas estabelecidas no município de Petrópolis a contratarem pessoas recém formadas nos cursos de graduação e de ensino técnico profissional .


A indicação legislativa , determina que o número de recém-formados contratados não supere o número de 15% em relação ao total de contratações do estabelecimento. A empresa pode firmar contratos na área de graduação e ensino técnico. Para incentivar esse tipo de contratação , as contratantes teriam seus encargos reduzidos .

Wagner Silva destaca que certa de metade de desempregados do Brasil têm entre 15 e 24 anos e em Petrópolis a situação não é diferente cita também com preocupação o fato de a taxa de desemprego dos jovens crescer proporcionalmente mais do que a de adultos. “ As empresas alegam que não contratam por faltar experiência a estes jovens. Mas como ter experiência se eles não conseguem emprego?” questiona o primeiro secretário da Câmara Municipal de Petrópolis. Além da falta de experiência , o alto custo das contratações trabalhistas também não incentiva a contratação de jovens inexperientes , ainda que com alta formação profissional.

De acordo com o vereador , o incentivo para a contratação de recém-formados traria benefícios gerais. “O recém-formado teria emprego e experiência profissional na sua área de formação; o empregador teria mão-de-obra qualificada, com menor custo de contratação por um prazo determinado e depois poderia efetivar a contratação por prazo indeterminado caso as partes fiquem mutuamente satisfeitas, existem várias ações governamentais que fomentam o acesso da população á educação , mas não há incentivos e mecanismos advindos do poder público para inserir os recém formados no campo de trabalho “ressalta Wagner Silva .

O Censo da Educação Superior 2010 revelou aspectos importantes da atual situação da educação superior brasileira, como o crescimento da entrada de estudantes. Em 2009, 1.936.078 novos alunos ingressaram no ensino superior, 8,5% a mais em relação a 2008. No total, o número de matrículas em 2008 foi 10,6% maior em relação a 2007, com um total de 5.808.017 alunos matriculados em cursos de graduação presencial e a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário