sábado, 18 de junho de 2011

MAIS DIGNIDADE PARA OS DEFICIENTES DE PETRÓPOLIS

Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Petrópolis vem mudando a vida de portadores de deficiência: trata-se da doação de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e próteses adaptáveis entregues a essas pessoas. A parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação de Niterói e a Associação Pró-deficiente de Petrópolis já garantiu, desde setembro do ano passado até agora, que mais de 120 famílias fossem beneficiadas, na manhã hoje (17) mais 24 cadeiras de rodas foram entregues.

A solenidade de entrega foi na sede da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e contou com a presença de seu secretário, Luis Eduardo Peixoto, da chefe de gabinete, Sheila Guimarães, do presidente da Associação Pró-deficiente de Petrópolis, Marcelo Silveira, além de deficientes e pais que foram buscar as cadeiras.

É o caso de Ana Paula Melo da Silva, mãe da menina Samara de 4 anos, que sofre de paralisia cerebral, e diz que a partir de agora a realidade das duas será diferente.

“Cheguei a carregar minha filha num carrinho de lixo que ganhei dos visinhos. Samara é uma menina esperta, uma criança feliz que adora passear e agora, com a cadeira totalmente adaptada as condições dela vamos poder ir à escola, ao médico e visitar vários lugares. Nossa vida a partir de hoje ficará um pouco mais confortável” declarou emocionada.

O secretário Luís Eduardo Peixoto informou que a Setrac vem entregando cadeiras de rodas, de banho e próteses há quase um ano, mas poucas pessoas sabem que a prefeitura oferece este atendimento à população. “Resolvemos chamar a imprensa para divulgar esse trabalho que só é possível através de parcerias. Hoje não temos limite no número de cadeiras de rodas e vamos entregar todas que forem necessárias”, afirmou o secretário.

O menino Victor Borré da Silva de dez anos tem paralisia cerebral e não anda. Durante a solenidade de entrega ao receber sua cadeira fez questão de manobrá-la sozinho e sair pelos corredores da Setrac. A mãe do menino, Cristinha Goulart Borré, agradeceu a doação e informou que a cadeira usada por Vitor estava muito velha, dificultando a locomoção do garoto.

Durante a entrega das cadeiras, a chefe de gabinete, Sheila Guimarães, representou o prefeito Paulo Mustrangi e assegurou que a Prefeitura e a Setrac não tem poupado esforços para assegurar todos os direitos dos deficientes.”Ficamos felizes em saber que estamos promovendo uma vida mais digna para as nossas crianças”, disse.

O presidente da Associação Pró-deficiente de Petrópolis, Marcelo Silveira, informou que não importa o tipo nem o preço das cadeiras. “O que precisamos para poder beneficiar as pessoas que precisam desse auxílio é que elas se inscrevam nos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS e apresentem os laudos médicos, pois só assim podemos saber exatamente das necessidades de cada deficiente” finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário