quarta-feira, 22 de junho de 2011

PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI EM PETRÓPOLIS NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 23

Memória de cristo, pão da vida, memória da solidariedade.

A procissão de Corpus Christi em Petrópolis, acontece dia 23 de junho (quinta-feira), após a Missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Filippo Santoro, às 15 horas, na Catedral São Pedro de Alcântara. O percurso da procissão, como em todos os anos, estará enfeitado com um tapete desenhado pelos fiéis de várias paróquias, com objetivo de homenagear e manifestar publicamente a fé em Jesus Cristo, reunindo cerca de cinco mil pessoas.

Neste ano, além da manifestar pública da fé em Cristo, vivo e presente na Eucaristia, Dom Filippo Santoro afirma que é o momento de refletirmos sobre a necessidade de um grande amor em nossas vidas, lembrando que “para vivermos com dignidade precisamos da presença do Senhor perto de nós, do seu amor infinito que vem ao nosso encontro, caminha conosco , se torna nosso alimento e fonte de esperança para a nossa cidade. Por isso, na procissão de Corpus Christi, levamos a esperança pelas ruas e damos o nosso testemunho de fé”.

Fazendo referência as chuvas do dia 12 de janeiro deste ano, o Dom Filippo Santoro disse que é o momento também para olharmos com fé também àqueles momentos dramáticos. “O que seria das famílias desaperecidas se não existisse o amor de Deus, estariam vivendo completamente no nada, e os sobreviventes somente com a presença do Senhor e com a solidariedade de todos não perdem a esperança. agora é o momento de uma reconsrtução urbanistica e humana das áres de risco da nossa cidade e vamos pedir luzes e agilidade para os nossos governantes. E sobretudo que se mantenha viva a memória. Foi neste sentido que realizei duas audiências públicas, muito participadas para não esquecer e presesevar o futuro de muitas famílias da nossa cidade. A Eucaristia é a memória do amor de Cristo que se oferece a nós; Nesta procissão de Corpus Christi vamos rezar para manter também viva a memória da recontrução das áreas atingidas nos desastres históricos deste ano e dos anos passados.”

Além da procissão no Centro Histórico de Petrópolis, as paróquias promovem também, normalmente pela manhã, a procissão de Corpus Christi nos bairros. Cada Paróquia tem seu horário, de acordo com os horários de missa na igreja matriz, mesmo assim, à tarde, os fiéis participam da procissão que tem a frente o Bispo Diocesano.

História do Corpus Christi


A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.

Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração de Corpus Christi.

Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.

Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Começaram assim as grandes procissões eucarísticas e também o culto a Jesus Sacramentado foi incrementado no mundo todo através das adorações solenes, das visitas mais assíduas às Igrejas e da multiplicação das bênçãos com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos cada vez mais admiráveis. Surgiram também os Congressos Eucarísticos, as Quarenta Horas de Adoração e inúmeras outras homenagens a Jesus na Eucaristia. Muitos se converteram e todo o mundo católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário