segunda-feira, 13 de junho de 2011

MORADORES DO QUITANDINHA E ARREDORES RECEBEM EXPLICAÇÃO SOBRE TOMBAMENTO DO PARQUE CREMERIE

Na sexta-feira (10), o secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho, se reuniu com moradores do bairro Quitandinha e adjacências para explicar as vantagens do tombamento do Parque Cremerie. Essa foi a primeira vez que um governo se reuniu com moradores para explicar esse tipo de processo.

Cerca de trinta pessoas compareceram ao encontro, realizado no Colégio Princesa Isabel. Após as explicações do próprio secretário e do presidente da Associação de Moradores e Amigos do Parque Cremerie (Ampacre), Paulo César Nunes, os interessados fizeram perguntas. “A partir do momento que foi tombado, as gerações futuras terão uma nova visão sobre o que é preservar o meio ambiente e o patrimônio cultural que nós temos em Petrópolis”, disse o auxiliar de serviços gerais Carlos Eduardo Macedo. “Achei maravilhosa a explicação. Vai ser muito bom para a nossa capela que estamos construindo na entrada do bairro Mauá”, acrescentou Terezinha de Jesus Costa, acompanhada do marido e do neto.

A reunião foi solicitada pela Ampacre e pela Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (Fampe). “Justamente para esclarecer detalhes técnicos. O nosso objetivo é preservar a área de Mata Atlântica, os animais, a bacia aquífera e proteger o parque de invasões, esclareceu Lenin Ribeiro, presidente da Fampe. Segundo Paulo César, a reunião foi esclarecedora para explicar que o governo municipal poderá conseguir linhas de crédito tanto de órgãos estatais quanto de iniciativas privadas para a manutenção e restauração do local, além de uma fiscalização mais intensa, inclusive no que diz respeito a construções irregulares.

De acordo com Agnaldo Goivinho, o tombamento do parque irá gerar benefícios com a visibilidade, como seu posterior desenvolvimento, geração de trabalho e renda e investimentos. “A recepção dos moradores foi sensacional, demonstrando alto índice de compreensão da oportunidade que a região está tendo”.

Por meio do decreto nº 517, publicado no Diário Oficial do dia 25 de maio deste ano, o sistema urbano-paisagístico do ponto turístico foi protegido, incluindo lagos, pontes, mobiliários urbanos (com exceção do posteamento) e a mata até sua linha de cumeada, homologando o parecer do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico, que determinou também a proteção da Casa do Colono, dos antigos Cinema Petrópolis, Cinema Miragem e Cine Teatro, do Teatro Santa Cecília, do Teatro Mariano, do Hotel Majestoso – único imóvel tombado nos arredores do parque –, do Belvedere e da Ponte da Grota Funda. Também vale lembrar que o Trono de Fátima está em processo de tombamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário