quinta-feira, 16 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE O PCCS DA EDUCAÇÃO NA CÂMARA

Na última quarta-feira, 15 de junho, cerca de 60 pessoas compareceram ao Salão Hermogênio Silva, da Câmara Municipal de Petrópolis, para acompanhar a Audiência Pública sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação. Por ser um prédio histórico, engenheiros especializados limitaram a entrada no salão principal. No entanto, cerca de 200 pessoas acompanharam a audiência nas escadarias do Palácio Amarelo por meio de um telão instalado especialmente para esse fim.

Estiveram presentes todos os vereadores, exceto Jorginho do Banerj e Osvaldo do Vale, ausentes por motivos de saúde, os representantes dos sindicatos da educação Rose Silveira (SEPE) e Osvaldo Magalhães (SISEP), além do Secretário de Educação Willian Campos e do presidente do Inpas Claudinei Portugal, ambos representando o Executivo Municipal.

O PCCS da Educação chegou à Câmara em 31 de maio e ficou decidido que a Audiência Pública seria a forma ideal de participação popular. Na ocasião, os professores puderam tirar suas dúvidas a respeito do Plano e também do trâmite da votação do plano na Casa. O presidente vereador Paulo Igor esclareceu o processo, “ainda na semana que vem, vamos votar o projeto da mesma maneira que chega do Executivo em primeira discussão. O próximo passo será analisar cada emenda sugerida e aí sim, segue para a segunda e final votação”.

Para Rose Silveira (SEPE) é importante que todas as emendas sugeridas pela categoria sejam observadas pela Câmara. Para a sindicalista, “o PCCS é o sonho de toda uma categoria e deve ser resultado de toda a categoria, pois as emendas foram todas discutidas em assembleias. Conclamamos aos senhores vereadores que olhem com carinho para as emendas e que a sensibilidade passe por todos os lados: Câmara, Prefeitura e Sindicatos. Estamos aqui para dialogar, enquanto o caminho estiver aberto”.

Já Willian Campos pediu aos vereadores a análise e a aprovação do Plano o mais rápido possível. “Nós precisamos de um pacto de reconstrução da educação” afirmou o secretário. E completou: “Peço aos vereadores que façam o estudo do impacto econômico e que aprovem já na semana que vem o Plano em primeira discussão”.

A plateia teve a oportunidade de fazer perguntas escritas aos componentes da mesa. Foram tratados temas como a carência de dois anos para novas aposentadorias, regências para o ensino especial, a gratificação de orientadores e supervisores, além da inclusão de inspetores no Plano, o que já foi feito segundo informado pelo secretário.

Na Audiência Pública foi marcada uma reunião interna da Câmara, na próxima quarta-feira, para avaliar todas as reivindicações dos sindicatos, ajustar o plano, encaminhar para a revisão da Secretaria de Educação e finalmente seguir para a votação final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário