sábado, 18 de junho de 2011

SOS BR-040 COLETA ASSINATURAS NO CENTRO DA CIDADE

O manifesto SOS BR-040 exigindo obras imediatas e redução do pedário na Rio-Petrópolis- Juiz de Fora coletou assinaturas nesta quinta-feira (16.06) na Praça D. Pedro e amanhã estará no calcadão do Cenip. O abaixo-assinado está sendo levado a vários pontos da cidade e já tem mais de três mil adesões neste primeiro momento. O documento será encaminhado à Concer, concessionária que administra os 180 quilômetros entre Rio e Minas, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), à Câmara Federal, ao Ministério Público Federal e à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde, por iniciativa do deputado Bernardo Rossi, (PMDB) foi formada uma Frente Parlamentar para rever o contrato da concessionária.

A nutricionista na Paula dos Santos, 38 anos, que trabalha no Rio e desce a serra todos os dias assinou o manifesto e concorda com obras imediatas e melhor atendimento ao usuário. “Não é possível aquela quantidade de carretas subir a Serra em horário de pico sem uma sinalização adequada. Desço e subo todos os dias de ônibus e nunca sabemos a que horas vamos estar em casa porque acidentes e quebra dos veículos são constantes”, afirma. Motorista de uma cooperativa, Paulo Cesar Gonçalves também faz coro: “uma das questões que considero mais graves é a falta de iluminação”, aponta.

Bernardo Rossi, que lançou a campanha em conjunto com a vereadora carioca Andrea Gouvêa Vieira, destaca a espontaneidade nas adesões. “O manifesto está sendo super bem recebido. As pessoas nos procuram pedindo para assinar o documento. Tenho certeza que a participação popular vai ser fundamental para nossas ações”.

Para o parlamentar, nos últimos dias dois episódios se somaram a outros acidentes e, mais uma vez, deixaram os usuários desprotegidos: “no sábado, uma carreta tombou e gerou engarrafamento que se repetiu no domingo quando, finalmente, o veículo foi retirado da pista. Já nesta quarta-feira pela manhã houve engarrafamento de seis quilômetros na subida da serra depois de vazamento de combustível de um caminhão. Como não há um sistema de comunicação entre a concessionária e os usuários, os motoristas são pegos de surpresa quando já está engarrafado. Não há aviso nem nas praças de pedágio”, afirma Bernardo Rossi. No ano passado, só com caminhões, foram registrados 205 acidentes.

A BR-40 é a principal via de acesso aos mais de 300 mil turistas que chegam à cidade anualmente, é essencial para escoamento e chegada de mercadorias para as 277 indústrias da cidade, assim como influencia diretamente os mais de cinco mil pontos comerciais e de serviços existentes no município, os mais de 80 hotéis e pousadas e ainda os milhares de petropolitanos que se deslocam para o estudo ou trabalho todos os dias no Rio e Região Metropolitana.

Há dois anos tramita na Justiça ação movida contra a Concer e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pela Câmara de Vereadores de Petrópolis. A ação foi proposta quando Bernardo era presidente da casa parlamentar. A ação pede melhorias imediatas por parte da concessionária. A justiça acolheu ação concedendo, em setembro de 2010, liminar obrigando a Concer a, em 30 dias, iniciar as realizações necessárias. A empresa, no entanto, recorreu de decisão. Hoje, a Câmara de Vereadores interpôs novo recurso.

- A Concer se recusa a fazer melhorias e, em contrapartida nos cobra um pedágio de R$ 7,70, um dos mais caros do país”, frisa Bernardo Rossi.

A campanha tem a adesão do Sindicato do Comércio Varejista, Associação de Lojistas e Amigos da Rua Teresa, Câmara de Dirigentes Lojistas, Petrópolis Convention & Visitors Bureau e Câmara de Vereadores de Petrópolis. A vereadora Andrea Gouvêa Vieira representa a Câmara de Vereadores da capital na briga por melhorias. “Não podemos esperar a duplicação da pista de subida, que já foi adiada algumas vezes, para recebermos as melhorias que pagamos na hora, quando passamos pelas praças de pedágio”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário