quarta-feira, 15 de junho de 2011

PREFEITURA INICIA INTERVENÇÕES NO HORTOMERCADO

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), está incentivando a agricultura na cidade. Por conta disso, foram iniciadas, em parceria com a Secretaria de Obras, as intervenções no Hortomercado Municipal Jornalista José Carneiro Dias, em Itaipava. O espaço abriga 36 boxes com produtos da agricultura tradicional e orgânica e quatro estandes de flores de nove associações de produtores rurais no município, além dos estandes que de 30 artesãos na área fronteiriça ao prédio.

De acordo com o secretário STA, Robson Cardinelli, as intervenções vão valorizar o espaço e garantir mais conforto para os produtores, freqüentadores e clientes do hortomercado, que já se tornou referência na região.

“Essa iniciativa do prefeito Paulo Mustrangi vem atender a uma antiga reivindicação dos produtores e artesão e valorizar a área. Essa é a verdadeira casa do agricultor que com as obras trará benefícios enormes para esse grupo e amenizar os problemas ocasionados pela falta de piso. Estamos valorizando a classe”, declarou Cardinelli.

Nessa primeira etapa acontece a preparação do terreno com a demarcação e nivelamento do solo para receber a pavimentação e os intertravados (blocos tipo paralelepípedo), garantindo um piso autodrenante, antiderrapante e sem impacto ambiental. Essa primeira fase terá a duração de dois meses. Enquanto é feita a pavimentação, o hortomercado será contemplado com melhoria da iluminação do pátio e da parte interna.

“Essa obra é muito importante porque há muitos anos pedimos o calçamento à Prefeitura. Sem o piso, é muita poeira e quando chove fica cheio de lama. O prefeito esteve aqui, prometeu resolver isso para a gente e está cumprindo”, afirmou o presidente da Feirarte – Feira de Artesanato dos Distritos -, Augusto Daniel da Silva.

O prédio recebeu melhorias no telhado e pintura e o serviço de topografia já foi concluído que possibilitou o início da terraplanagem. O governo municipal fará outras intervenções no local, como a revitalização da parte interna, infraestrutura, acessibilidade, sinalização, docagem (carga, descarga e armazenamento), iluminação, paisagismo e etc.

“Isso é um pedido de mais de dez anos que só agora com esse governo conseguimos que fosse atendido. Vai melhorar a estética do horto para os clientes e vai acabar com a poeira que acaba indo para os alimentos”, disse Marco Ávila, representante do Sindicato Rural (SindRural) e da Associação de Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro (Apherj-Petrópolis).

Com 1.150 m², o espaço que é carinhosamente chamado de “horto” foi inaugurado em 1989. No mês passado, uma comemoração marcou a homenagem realizada pelo caricaturista Lanfranco Vaselli, mais conhecido como Lan que presenteou a cidade com sua arte exposta no hortomercado. O painel do Lan, com mulata de curvas sinuosas, que é a marca do caricaturista, foi um presente desse ítalo-carioca, morador do distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, e está imortalizada no hortomercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário