quinta-feira, 30 de junho de 2011

EXPERIÊNCIA DE GRAMADO MOSTRA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

Ex-prefeito Pedro Bertolucci palestrou, nesta quarta-feira, na Fase

Cerca de 170 pessoas acompanharam a palestra “O Brasil que dá certo”, com o ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci. O encontro foi realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (SICOMÉRCIO), em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), na última quarta-feira, 29.

Durante o encontro, Bertolucci destacou a importância do Plano Diretor para a cidade. “O plano tem que ser uma ferramenta de trabalho para qualquer prefeitura. Temos que construir isso junto com a sociedade. O Plano Diretor não vem pronto do Ministério das Cidades”, afirmou.

O ex-prefeito mostrou como o planejamento do poder público pode levar a excelentes resultados, em diversas áreas e explicou como a cidade gaúcha se tornou uma potência. “Vendemos Gramado como um produto turístico. O que vale é o entorno, o complemento e a inovação. Não ficamos só no clima. Hoje, a cidade abriga um dos cinco melhores spas do mundo. Não ressaltamos apenas a contemplação do verde. A iniciativa privada buscou a inovação e o empreendedorismo é que fez a diferença”, destacou Bertolucci.

Bertolucci ainda citou outros eventos que atraem turistas como o tradicional Festival de Cinema (que teve grande importância na promoção da cidade), o Festival de Publicidade e o Natal Luz, que transforma a cidade em um parque temático, e hoje é um dos eventos mais importantes da cidade, trabalhando o conceito do Natal durante todo o ano.

Pedro Bertolucci ressaltou que a participação da população é fundamental. “A comunidade tem que ser a primeira parceira, temos que criar uma cultura de preservação, despertar o espírito participativo”, disse.

Hoje, o turismo movimenta 90% da economia de Gramado. “Nosso grande problema é a sazonalidade. O desafio é diminuir o efeito negativo das baixas temporadas e, para isso, realizamos mais de 300 eventos durante estes períodos para ocupar os 12 mil leitos existentes”, disse. Atualmente, a cidade gaúcha é o terceiro destino turístico mais desejado do Brasil, além de ser a oitava cidade do país que mais recebe eventos internacionais.

O presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, destacou a importância do intercâmbio de experiência entre cidades com características parecidas. Para ele, assim como acontece em Gramado, Petrópolis precisa ter um calendário anual e planejar as ações para evitar que os eventos causem transtornos para a cidade. “É fundamental que todas as entidades, públicas e privadas, trabalhem juntas para aproveitar melhor os eventos”, disse.

O vereador Thiago Damaceno, presidente da comissão especial de revisão e Estudos do Plano Diretor da Câmara, lembrou que a palestra do Pedro Bertolucci vem ao encontro dos debates promovidos pela comissão, em parceria com a Novamosanta. “A iniciativa é maravilhosa. É importante poder aprender com cidades que possuem características próximas à Petrópolis e que deram certo”, afirmou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário