quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DEZEMBRO TERÁ COMEMORAÇÕES EM HOMENAGEM A IMACULADA CONCEIÇÃO

De hoje ao dia 08 de Dezembro a Comunidade estará em festa e contará com uma agenda de eventos


A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada no dia 8 de Dezembro, sua afirmação pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento. Imaculada Conceição significa que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Nascendo, há dois mil anos, na zona da Palestina, Nossa Senhora teve como pais São Joaquim e Santa Ana.

Em Petrópolis, a comunidade completa 124 anos e comemora com festa. “É muito importante à divulgação dos dogmas de Nossa Senhora Imaculada Conceição, através de homenagem que a comunidade presta neste dia agradecendo e pedindo suas graças. Sendo ainda um local de tradição para as famílias realizarem batizados, casamentos, aniversários, bodas e orações por seus falecidos”, afirma Maria Esperança Freire, que é organizadora dos eventos.

Na comunidade atendida pela Paróquia de Santa Clara, são acolhidos jovens, crianças em formação religiosa e idosos. O local possui um ambiente de paz e oração continuada, vivendo em harmonia e fraternidade. Com 124 anos de existência, a capela precisa ser conservada, por isso, durante as festas, a meta é arrecadar fundos e ajuda financeira para melhorar as condições e estrutura da igreja, que já faz parte da história de Petrópolis e realiza em conjunto com o Centro Educacional Terra Santa, diversos trabalhos sociais de extrema relevância para a população.

Dentre os principais eventos agendados para a comemoração estão: Feijoada no dia 8 de Dezembro a partir das 12h30, Missa dos enfermos e às 19h, a Missa de inauguração da nova capela, com procissão e distribuição de bolo em homenagem à padroeira e palestras com Frei Moser e Frei Antônio Everaldo.

A Capela de Nossa Senhora da Imaculada da Conceição foi fundada em 1888 e, de acordo com o que contam os livros do atual Colégio Terra Santa, havia um terreno plano quase circular, na Rua Monsenhor Bacelar, onde o Major Júlio Frederico Koeler passava longas tardes em meditação.

Até o final do século XIX o prédio que existia no local era do Convento dos Franciscanos, em frente a Capela da Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição uma Praça, denominada Praça Jerusalém. Era costume tocar os sinos na hora da missa e na hora do Ângelus. Na época os cônegos do antigo Colégio São Vicente eram os sacerdotes responsáveis pelas celebrações da Capela e pela vida religiosa de toda a Comunidade. Não havia grades em volta da Capela, e as crianças brincavam nos degraus, onde rapazes e moças da vizinhança participavam das Celebrações e depois saiam para caminhar na Praça.

O dogma de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. No Brasil existem mais de 530 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. A primeira imagem chegou ao país em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro I. Já no século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

PROGRAMAÇÃO FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
05, 06 e 07 de Dezembro
19h30 - Tríduo com Cantos, Liturgia e breves reflexões

08 de Dezembro
08h - Abertura
09h - Ofício de Nossa Senhora
10h30 – Momento Mariano com a juventude
12h – Oração do Ângelus
12h30 - Feijoada
14h - Terço (onde serão convidadas todas as comunidades que rezam o terço para participarem)
15h – Missa com Ladainha de Nossa Senhora (Enfermos) com Monsenhor Paulo Daher
16h30 – Palestra “Mariologia” com Frei Moser
17h30 – Projeção: “Maria Mãe de Jesus - Milagres de Jesus”
19h – Missa com Procissão até o Santuário, onde será feita a inauguração com Frei Antônio Everaldo e Frei Moser
21h – Bolo da padroeira no Salão de Cima

CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário