terça-feira, 11 de dezembro de 2012

PSICÓLOGO BRASILEIRO FAZ SUCESSO NO EXTERIOR MOTIVANDO PESSOAS A CRESCER NA PROFISSÃO

Está de volta ao Brasil, depois de uma bem-sucedida passagem por vários países da Europa, o psicólogo e consultor profissional Renato de Souza, mais conhecido como Dy Souza. Focado em comportamento organizacional, vem se dedicando à pesquisa de temas que fazem toda a diferença na vida das pessoas e das empresas em um mundo onde a enorme competitividade e a questão digital impulsionam profissionais de todas as áreas a estarem em constante renovação.

Buscando respostas

Quem é empreendedor já nasceu desse jeito ou dá para aprender a empreender? Propor soluções para os problemas da empresa é privilégio de poucos ou é algo que todo funcionário pode fazer? Como as empresas devem atrair talentos, desenvolvê-los e retê-los? Os funcionários estão preparados a lidar com as mudanças do mercado de trabalho e também do mercado em que a empresa atua? Ter muitos amigos nas redes sociais basta para conseguir bons trabalhos ou é necessária alguma estratégia? Perguntas como esta vêm tirando o sono de empresários e funcionários, levando-os a adotar novas posturas em relação ao mercado de trabalho. – Infelizmente, a grande maioria das pessoas só começa a utilizar as redes sociais quando pensa em procurar o primeiro trabalho, quando quer mudar de emprego ou quando fica desempregada inesperadamente, diz ele. Seguindo esse raciocínio, ter uma estratégia de procura de trabalho nas redes sócias é de suma importância, pois pode aumentar o número de oportunidades. Ensinar as pessoas a tirar o máximo proveito profissional do Facebook, Twitter, Linkedin e congêneres é uma das propostas de Dy Souza. Afinal, nem sempre as redes sociais são bem aproveitadas quando o assunto é a área profissional.

Um dos principais focos de seu trabalho é o mercado “off shore” (plataformas de petróleo e similares), onde a procura por bons profissionais é imensa. Mesmo assim, nem todas as empresas sabem retê-los. Ótimo ensejo para saber o que fazer a fim de que os talentos não migrem para as concorrentes.

Histórico

Com mais de 10 anos de experiência no Brasil e no exterior, Dy Souza é formado em psicologia com foco no comportamento organizacional. Prestou consultoria, publicou trabalhos e realizou inúmeras palestras em países como Portugal, Espanha e Polônia. Violonista e bastante comunicativo, consegue, em suas palestras, unir o humor e a música à questão da empregabilidade, tornando suas palestras altamente motivadoras, incentivando os participantes a adotarem posturas mais ativas em relação às próprias carreiras e aumentarem o comprometimento com as empresas onde trabalham.

Dy Souza é, ainda, autor do livro “Como Conseguir Trabalho no Brasil”, que vem sendo muito bem recebido na Europa, principalmente nos países em crise, nos quais há um grande contingente de trabalhadores jovens e qualificados. Mais um motivo para prestarmos atenção no que Dy Souza tem a dizer. Ele conhece o perfil de quem no momento mira no Brasil para fazer carreira e sabe o que o trabalhador daqui deve fazer para estar preparado para competir com quem vem de fora.

Natural de Petrópolis (RJ) e atualmente morando em Rio das Ostras (RJ), Renato de Souza vem também participando de vários programas de rádio e TV. É o caso da Rádio Rio Novo, de Rio das Ostras – na qual tem um programa semanal sobre carreira na era digital (segundas-feiras às 10h) – e da Rádio Globo de Macaé, onde apresenta um programa mensal sobre o mesmo tema. Na TV, já participou de dois programas locais do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT): Atual, no qual falou sobre como conseguir emprego pelas redes sociais; e Plataforma, onde explicou como funcionam os sites de emprego. Possui, também, uma coluna sobre mercado de trabalho no jornal Macaé News, versão on line. Além disso, é autor de centenas de artigos, publicados em sites especializados no tema mercado de trabalho.

O que o “The Voice Brasil” tem a ver com a sua carreira


Gosto de assistir ao programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo. O programa está bem pensado, diga-se de passagem, e tem conquistado pessoas que não gostavam de programas semelhantes, como “Ídolos”. Você já notou que o nível dos candidatos é tão alto, que todos cantam muito mais do que os treinadores Carlinhos Brown, Lulu Santos, Daniel e Cláudia Leitte, a Preta Loira?

Calma! Antes que alguém me xingue, vou explicar melhor. Falando tecnicamente, é provável que os quatro não passassem nem no processo de seleção do programa.Mas o que isso tem a ver com sua carreira? Exatamente tudo. O que acontece é que não basta ser bom tecnicamente. Há outros detalhes que fazem toda a diferença. É por isso que os quatro são verdadeiramente as estrelas do pedaço. Lulu, Carlinhos, Daniel e Claudia Leitte têm muito mais qualidades do que apenas cantar, tocar percussão e dançar. Eles são pessoas que, com muita dedicação e tempo, criaram seu espaço, e isso não é nada fácil.

Por trás do sucesso deles há muita dedicação, transpiração, sentido de missão, persistência, networking (rede contatos) e profissionalismo.Cantar bem é somente uma ferramenta que você pode usar como quiser. No chuveiro, no boteco... Mas transformar isso em sucesso não é simples e nem golpe de sorte. É preciso muita dedicação e empenho. A sorte vem com o tempo.

No mundo do trabalho também é assim. O curso técnico, a graduação etc. não são garantias de sucesso. Há outros ingredientes no caldeirão.Lembre-se: o fator sorte sempre estará presente. É como uma rifa; quem compra mais tem mais chance de ganhar. O importante é você comprar o maior número de rifas possível.Ingredientes do sucesso: networking, dedicação, bom relacionamento interpessoal, competência, dedicação e humildade.

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