segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

EMBAIXADOR DOS EUA E AUTORIDADES PRESTIGIAM APRESENTAÇÃO DE PEÇA RESTAURADA NO MUSEU


No último sábado, 15 de dezembro, autoridades prestigiaram a cerimônia que apresentou ao público a berlinda de aparato de d. Pedro II restaurada, no Museu Imperial/Ibram. O trabalho de restauração, que contou com o patrocínio da empresa patropolitana GE Celma, através da Lei de Incentivo à Cultura, durou cerca de um ano.

Entre as presenças ilustres no evento, estiveram o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas A. Shannon Jr., o presidente da GE Celma, Júlio Talon, o presidente e CEO da GE Energy para a América Latina, Marcelo Soares, e o presidente da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, Miguel Pachá, além do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., a coordenadora do projeto de restauro, Eliane Zanatta, técnicos do Museu e profissionais que participaram do trabalho.

O trabalho, coordenado por Eliane Zanatta, responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu, contou com uma equipe multidisciplinar. Além de conservadores e restauradores, trabalharam artesãos da comunidade petropolitana, historiadores, químicos, biólogos, engenheiros e outros especialistas, por meio de convênios com universidades e instituições de pesquisa. Para realizar a parte operacional, o Museu capacitou moradores da cidade, formando mão de obra especializada.

O projeto teve início no final de 2010, com a captação de recursos. Em 2011, foram realizadas a seleção e capacitação de profissionais, além da preparação do espaço. Em novembro do mesmo ano, foi iniciada a intervenção propriamente dita. Todas as peças da berlinda foram desmontadas e trabalhadas separadamente para, ao final, serem reposicionadas.

Toda a restauração foi realizada às vistas do público na Galeria de Restauro, sala anexa ao Pavilhão das Viaturas criada para permitir que os interessados pudessem acompanhar o trabalho dos técnicos. A partir de agora, o espaço receberá outras peças para serem restauradas publicamente.

A Berlinda
A berlinda de aparato foi construída em 1835 pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, ocorrida no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas, a abertura e o fechamento da Assembleia Geral.

A carruagem foi confeccionada em madeira e ferro e tem em seus elementos decorativos prata, madeira entalhada com folha de ouro e pintura que remete a cana de açúcar, couro, janelas em cristal, bordados e galões em fios dourados, estofamentos e revestimentos em veludo de algodão, etc. Puxada a oito cavalos, era conhecida pela população como “Monte de prata”, devido ao material predominante, ou “Carro cor de cana”, em razão de sua coloração.

SERVIÇOS
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: www.museuimperial.gov.br
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário