terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, ENTIDADES PEDEM RESTRIÇÃO DE CARRETAS E CAMINHÕES

ANTT apresenta proposta de bloqueio às sextas, sábados e feriados


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na noite da última segunda-feira, uma audiência pública no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase). No encontro, representantes da sociedade civil organizada discutiram medidas para minimizar os efeitos do excesso de veículos de carga que passam pela BR-040, rodovia que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis.

Na ocasião, representantes da ANTT apresentaram a proposta de restringir o tráfego de carretas durante sextas-feiras e vésperas de feriado entre 16h e 22h, e aos sábados, entre 8h e 14h. O SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, presente no encontro, propôs que o horário de restrição proposto para as sextas-feiras seja estendido às segundas, terças, quartas e quintas.

A sugestão foi defendida pela maioria das entidades presentes, como a Associação Petropolitana dos Engenheiros e Arquitetos (APEA), Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre outros.

De acordo com o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, a restrição diária é imprescindível para Petrópolis. “Hoje, todos são prejudicados: moradores, turistas, investidores. Muitos consumidores estão procurando outros polos de moda devido ao transtorno que é causado pelas carretas, causando um imenso prejuízo ao desenvolvimento econômico da nossa cidade”, afirmou.

Fiorini destacou que esta medida é paliativa, até que a nova pista de subida da serra seja construída pela Concer. A medida foi enviada para a agência, que irá analisar tecnicamente o pedido de extensão proposto pelas entidades representativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário