terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CALOR: É HORA DE REDOBRAR OS CUIDADOS COM FUNGOS E BACTÉRIAS


Filtro solar e hidratação são as armas indicadas para combater as doenças

Nas últimas semanas, temperaturas acima dos 30º têm sido registradas com frequência em todo o país. O calor excessivo faz com que o corpo lute para equilibrar sua temperatura interna, o que gera o suor. E calor e umidade cria um cenário perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

"As doenças mais comuns nesta estação são provenientes de infecções: micoses, piodermites, foliculites, furúnculos, impetigos, erisipelas e até mesmo celulites”, cita a dermatologista Ana Paula Bonvini. Segundo ela, entre as micoses, há grande frequência da pitiríase versicolor (pano branco ou micose de praia) que, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou na piscina. “A pitiríase versicolor ocorre por uma proliferação exagerada de um fungo que existe na pele. Muitas pessoas associam a doença à praia ou piscina, porque a exposição torna-a visível”, esclareceu Bonvini, explicando que o tratamento deve ser feito por meio de antifúngicos, seja em forma de xampus, spray ou até mesmo via oral.

No entanto, o hábito de frequentar praia ou cachoeira nesta época do ano deve ser cercado por cuidados, já que as fezes de cães e gatos nas areias causam a larva migrans, popularmente conhecida como “bicho geográfico”, doença causada por um verme que é parasita de intestino de cães e gatos e que penetra na nossa pele e se desloca por baixo dela, formando desenhos serpiginosos. O tratamento deve ser feito com pomadas específicas ou remédio via oral.

A médica alerta para outro perigo para a pele: as fitofotodermatites, manchas na pele, causadas pelo contato com planta ou suco de fruta ácido (limão, laranja ou tangerina), seguido por exposição ao sol. Para evitar o problema, deve-se ter o cuidado de lavar bem as mãos após o contato com as frutas.

Outra doença comum nesta época é a Herpes: “Herpes simples é causada por um vírus que muitas vezes é adquirido na infância e fica latente por anos. Geralmente, um stress físico (sol) ou emocional pode reativá-lo. Portanto, é a partir de agora, que observamos um maior número de casos de herpes labial”, esclarece, a dermatologista. Segundo ela, os lábios são os mais atingidos pelo Herpes devido à exposição ao sol. Para prevenir a doença, a indicação é o uso de protetor solar labial.

De maneira geral, de acordo com a dermatologista, a prevenção às doenças de pele deve ser feita com o uso do filtro solar e mantendo o corpo hidratado. A ingestão de líquidos e o hábito de tomar banhos mais frios devem fazer parte da rotina. Agora, a exposição ao sol deve ser feita com o máximo de cuidado. As queimaduras solares são altamente nocivas: “Uma vez instalada a queimadura solar, só resta esperar para que os sintomas sejam aliviados. Pode-se usar cremes à base de cânfora, calamina, mentol, aloe vera, alfa bisabolol e azuleno que diminuem a sensação de ardor da pele queimada. Compressas geladas com chá de camomila bem fraco também ajudam”, alerta Ana Paula Bonvini.

Em casos de queimaduras mais intensas, a ajuda de um dermatologista pode ser útil, prescrevendo-se medicações específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário