domingo, 30 de dezembro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE ENTREGA CENTRO DE ESPECIALIDADES

A Secretaria de Saúde entregou durante na manhã deste sábado, o Centro de Especialidades Maria Célia Machado, localizado na rua Washington Luiz, 600, no Centro da Cidade. Os pacientes passarão a ser atendidos no local a partir da próxima quarta-feira, dia 02 de janeiro.

“Nosso grande desafio na saúde é possibilitar o acesso ao atendimento para a população de maneira eficaz. Organizar as consultas, referenciar os pacientes, ou seja, o fluxo de atendimentos deve ser cada vez mais aperfeiçoado. Realizamos muitas reuniões para chegar ao projeto final do Centro de Especialidades e alcançamos, com a ajuda de nossos parceiros, um excelente resultado”, destacou a secretária de Saúde Aparecida Barbosa.

O Centro de Especialidades vai reunir profissionais especialistas, sendo eles: neurologista, cardiologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, urologista, fisiatra, nefrologista, geriatra, alergologista, neuropediatra, pneumologista, gastroenterologista, homeopata, dermatologista e angiologista.

“O Centro de Especialidades é resultado de dois anos e meio de trabalho. Para torná-lo possível, primeiramente fizemos um levantamento de toda a rede para avaliar como deveria ser a distribuição de especialistas para um determinado número de habitantes, de acordo com Portaria Nº 1.101, do Ministério da Saúde. Após o diagnóstico da rede, participamos do concurso público realizado pela Prefeitura e começamos a fazer o chamamento dos profissionais aprovados. Já as obras foram iniciadas em junho. É emocionante ver hoje o resultado de toda essa jornada, pois buscamos, com muito compromisso, um espaço adequado para realizar os atendimentos à população, grande merecedora do espaço”, destacou a diretora técnica do Centro de Especialidades, Márcia Tânia Nascimento.

A unidade foi batizada em homenagem à memória da psicanalista Maria Célia Machado, falecida este ano. “Maria Célia exerceu um nobre trabalho em Petrópolis. Era uma conhecedora da mente humana que se encantava por desafios, sendo uma pessoa muito batalhadora. Deixamos a nossa homenagem e desejamos que a força dela esteja presente nessa casa”, salientou a secretária de Saúde.

O local é composto por 12 consultórios, sala de procedimentos, vestiários masculino e feminino, sala de eletrocardiograma, sala de reuniões e uma sala específica para a Central de Regulação, onde será feita, por uma médica reguladora, a avaliação dos casos dos pacientes para o agendamento de consultas. O processo será feito por meio de um sistema de rede, desenvolvido pelo SUS.

“É gratificante ter feito parte da equipe que batalhou para garantir o Centro de Especialidades. Esse é um espaço que vai proporcionar mais qualidade de vida e saúde para os moradores de Petrópolis, além de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais. Foram anos de muitas realizações e de muitos investimentos do prefeito Paulo Mustrangi em todas as áreas”, disse o secretário de Obras, Stênio Nery.

Para os funcionários, o novo local vai proporcionar um atendimento diferenciado. “O prédio ficou ótimo. Tenho certeza que as pessoas se sentirão melhores aqui”, comentou a recepcionista da equipe, Vânia Kaufman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário