quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CAMPANHA DA SECRETARIA DE SAÚDE SUPERA EXPECTATIVAS E REALIZA MAIS DE 1.900 EXAMES PREVENTIVOS

Após a realização da campanha ‘Deixar virar câncer pra quê?’, que incentivou mulheres entre 20 e 64 anos a fazerem o exame preventivo para o câncer no colo do útero, a Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Atenção Básica, contabilizou 1.943 atendimentos. A ação foi desenvolvida entre os dias cinco e dez de novembro nos postos de saúde do município.

Para a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, o sucesso da campanha não teria sido possível sem o empenho da equipe. “Parabenizo a todo o grupo que se envolveu na campanha, pelo empenho e compromisso com que desenvolveram a ação. O resultado que alcançamos demonstra a força da integração”, destacou.

“Com essa marca conseguimos melhorar o indicador de coleta de exames preventivos no município. Atingimos mulheres que não faziam o procedimento há mais de três anos e que relataram ter pouco tempo disponível ou ainda disseram não achar importante fazer o preventivo uma vez por ano. A chamada da campanha deu o alerta a essas mulheres, que por sua vez prontamente buscaram os postos! Nosso resultado foi muito positivo”, comemorou a diretora do Centro de Saúde e uma das responsáveis pela coordenação da campanha, Fabíola Heck.

Para as mulheres que compareceram aos postos de saúde para fazer o exame, a Secretaria de Saúde destaca que é importante ir à consulta agendada para buscar o resultado. Já aquelas que não puderam realizar o exame durante os dias de campanha, podem procurar a unidade mais próxima para solicitar o agendamento do mesmo.

“Como próxima meta queremos fortalecer essa ação, aumentar o número de dias e buscar novas campanhas relacionadas à saúde da mulher, tendo em vista o excelente resultado obtido. Em uma semana atingimos um número superior ao da cota mensal de exames. Isso demonstra que a mulher petropolitana está cada dia mais consciente dos cuidados que deve ter consigo mesma”, pontuou Fabíola.

O exame preventivo, também conhecido como ‘Papanicolau’, deve ser feito uma vez por ano durante a consulta ginecológica. É um procedimento rápido, mas muito importante, considerado como a principal forma de prevenção contra o câncer no colo do útero.

“Deixo o meu recado para a todas as petropolitanas: façam os exames regularmente e, acima de tudo, cuidem-se. Somos as principais responsáveis pelos cuidados com a nossa saúde. Por isso é fundamental aderir a campanhas como essa e estar sempre atenta aos sinais dados pelo corpo. Quando mantemos esses cuidados diminuímos a chance de possíveis complicações. Parabéns para as mulheres da cidade que fizeram os exames e demonstraram o carinho que têm consigo mesmas”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário