quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PC&VB RECEBE EMPRESÁRIOS DE TURISMO PARA APRESENTAR RELATÓRIO DOS ÚLTIMOS DOIS ANOS


Na reunião também foi exibido o planejamento estratégico que define novas ações para o setor

Na última segunda-feira, mais de 50 empresários estiveram presentes em reunião com a diretoria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, no Hotel Solar do Império, Centro Histórico. Duas vezes por ano, o PC&VB (associação de hotéis, restaurantes, indústria, comércio e serviços, que há 17 anos fomenta o turismo e capta eventos para a cidade) realiza este encontro para fazer um balanço do semestre com os associados.

Além do inventário tradicional, no evento também foram apresentados os números da associação na gestão do Presidente Bruno Wanderley que, após 2 anos, será finalizada em março de 2013. No levantamento do período, foram constatadas 16 participações em Feiras pelo Brasil, com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo, onde foram feitos cerca de 7 mil contatos com agentes, operadoras, imprensa, profissionais do setor e visitantes, surtindo efeito no aumento do número de turistas no município. Nestes dois anos, foram quase 40 eventos apoiados e mais de 16 ações em favor do desenvolvimento do setor.

Nesta avaliação, mais uma vez, ficou constatado que o grande problema é o repasse de room tax (contribuição estabelecida aos hotéis e pousadas associados em todos os Convention Bureaux do mundo), cujo índice de inadimplência fechou o mês de novembro, em 24%. A taxa facultativa no valor de R$2,00 é cobrada ao hóspede em cada quarto ocupado por noite, sendo hoje, uma das mais em conta do Brasil. Em Petrópolis, muitos meios de hospedagem não repassam a tarifa ao PC&VB, prejudicando o orçamento do que seria revertido em ações de divulgação do município.

“É claro que uma apuração mais completa será feita no mês de março, mas esses números já ilustram um pouco do caminho que trilhamos nestes dois anos”, afirma Bruno.

Outro momento importante deste encontro foi a exibição do relatório semifinal do Planejamento Estratégico 2013/2017, elaborado em uma parceria entre o PC&VB e o SEBRAE/RJ. Esta ferramenta gerencial tem metas de no mínimo 5 e máximo 10 anos, em uma sequência de ações, com 10 a 12 meses cada uma. O documento, que visa orientar os rumos da associação, como também, maior eficiência no trabalho de fomento ao turismo do município, contou com a apresentação do Consultor Flavio Gueiros, que vai agregar as modificações sugeridas pelos presentes. “A partir destas últimas mudanças, o planejamento não deve sofrer novas alterações, ficando orgânico e virando uma cultura no setor para que seja executado naturalmente”, finaliza.

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