quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SERÁ REALIZADO NO DIA 07 O LANÇAMENTO DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL - FORPEI

O Conselho Municipal de Educação – COMED – promoverá no próximo dia 7 de dezembro, às 14h, o lançamento do Fórum Permanente de Educação Infantil – FORPEI. A iniciativa é resultado das novas finalidades e competências atribuídas ao Conselho que pretende garantir a existência de um espaço de discussão pública sobre a Educação Infantil, ampliando, significativamente, a participação da comunidade em relação às políticas e práticas relacionadas a esse nível de ensino.

O encontro vai ocorrer no salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis – UCP – e pretende reunir os responsáveis pelas escolas de educação infantil de todo o município, sejam públicas ou privadas.

“Essa é mais uma conquista do município no que diz respeito ao fortalecimento da educação infantil. É mais uma comprovação de que as políticas públicas com relação ao atendimento infantil precisam ser observadas e acompanhadas. O foco principal é a abertura do diálogo entre as instituições privadas e públicas”, disse a secretária de Educação, Claudia Quintanilha.

Além de constituir um espaço de discussão pública sobre a educação infantil, o Fórum tem como objetivos promover uma maior participação dos diferentes setores da comunidade petropolitana, defender a educação de qualidade e a valorização do magistério, compreeender e avaliar as demandas da educação infantil no município, com a meta de subsidiar a elaboração de políticas públicas para esse nível de ensino, favorecer articulação do Conselho Municipal de Educação com a comunidade e entre os diferentes setores que atuam em creches e pré-escolas.

O Conselho Municipal de Educação de Petrópolis foi criado pela Lei Orgânica Municipal nº 5028/90 e, se tornou deliberativo, normativo e consultivo em relação às matérias de competência em 2010. O Fórum constitui um desdobramento das ações realizadas pelo COMED ao longo dos últimos três anos, que têm se pautado, fundamentalmente, nos assuntos relacionados à Educação Infantil. Além disso, representa o reflexo de uma maior participação do Conselho na definição das políticas municipais de educação para esse nível de ensino, fruto da nova configuração caracterizada pelo Decreto Municipal nº 285, de 10 de agosto de 2010.

O lançamento do Fórum será aberto a comunidade e, os interessados em participar das reuniões mensais sobre o tema poderão entrar em contato com o COMED que funciona na Casa dos Conselhos (Avenida Ipiranga, 544, Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário